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TRAÇO DE LUXO

Fracasso milionário: Sem Censura gasta R$ 5 milhões e derruba ibope da TV Brasil em 50%

Foto de Cissa Guimarães na estreia do Sem Censura
Cissa Guimarães derrubou audiência da TV Brasil com estreia do novo Sem Censura (foto: Reprodução/TV Brasil)

Adiado desde o ano passado e alvo de críticas por conta do salário fora dos padrões do mercado pago para os envolvidos em sua produção, o Sem Censura finalmente voltou ao ar na tarde desta segunda-feira (26). Os telespectadores, no entanto, não ligaram para o retorno do programa, que foi transformada em um genérico do Roda Viva durante o governo anterior. A atração comandada por Cissa Guimarães conseguiu o feito de derrubar os índices de ibope da TV Brasil em sua faixa, e por pouco não estreou com traço literal na Grande São Paulo.

Os dados prévios de audiência da principal metrópole do país, obtidos pela reportagem do TV Pop através de fontes do mercado, indicam que o Sem Censura marcou apenas 0,1 de média entre 16h e 18h, 50% a menos do que a TV Brasil tinha na mesma faixa nas quatro semanas anteriores, exibindo documentários sobre o mundo animal e atrações com temática rural. Levando em consideração o custo de R$ 4,9 milhões anuais para a produção do programa, é possível dizer que o único décimo que assistiu ao programa de Cissa Guimarães custou cerca de R$ 20.416,66 aos cofres públicos — mensalmente, a atração custará em torno de R$ 408 mil, considerando um total de 20 edições por mês.

A performance pífia do novo Sem Censura deixou o canal estatal em nono lugar de audiência, atrás de uma série de emissoras com menos investimento do que a rede mantida pelo Governo Federal, que ficou empatada com a TV Aparecida, superando apenas a religiosa RIT, que sequer pontuou na faixa horária. A frente da TV Brasil, surgiram Globo (11,1), Record (6,0), SBT (3,5), Band (3,3), RedeTV! (1,5), Gazeta (0,7), Cultura (0,7) e a Record News (0,2). O pico da atração, de apenas 0,2 ponto, foi anotado às 17h09.

O vexame da ex-apresentadora da Globo foi notado até mesmo no Rio de Janeiro, cidade que já estava acostumada ao Sem Censura. Na capital fluminense, de acordo com o Teleguiado, Cissa Guimarães também espantou o telespectador da TV Brasil: a estreia da atração marcou média de 0,3 ponto, contra 0,4 da até então habitual programação da estatal. O canal sequer conseguiu superar a RedeTV!, que exibiu programas da Universal durante uma hora do confronto direto.

Na Grande São Paulo, cada ponto simboliza a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos. O TV Pop apresentará os dados consolidados dos principais programas da televisão brasileira nesta terça-feira (27).

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