Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TIÃO GALINHA

Osmar Prado revela que pediu para autor matar personagem em Renascer

Foto de Osmar Prado em Renascer
Osmar Prado relembrou papel em Renascer (foto: Reprodução/Globo)

Osmar Prado contou detalhes de como recebeu o convite para atuar na primeira versão de Renascer (1993). O artista chegou a ser convidado para retornar para a trama no remake feito por Bruno Luperi, mas não aceitou a proposta. Na primeira trama, o ator contou que pediu ao autor para que o personagem morresse.

“O Benedito Ruy Barbosa me convidou e eu já tinha trabalhado com o Luiz Fernando Carvalho, com parcerias muito frutíferas. Na época, eu estava mergulhado na história da Guerra de Canudos (ocorrida na Bahia). Então, tudo conspirou a favor. Eu mergulhei no Tião Galinha. Por onde eu passava nas ruas, as pessoas me paravam para falar sobre esse trabalho”, contou ele ao O Globo.

A morte de Tião Galinha na primeira versão já estava planejada, mas foi adiantada pelo pedido de Osmar Prado. Na trama, o personagem fica totalmente obcecado pelo diabinho de José Inocêncio ao descobrir que ele pode melhorar a vida de quem o possui. Nessa tentativa, o homem acaba parando na prisão e se mata. “Pedi para antecipar a morte porque bati de frente com um executivo. Benedito (Ruy Barbosa, o autor) me ligou e perguntou se eu gostaria que ele interviesse. Respondi: ‘Não, quero que mate o personagem, já que ele vai morrer mesmo'”, relatou o ator.

+ SBT escala repórter do polêmico Aqui Agora para novo programa de Christina Rocha
+ Depois de mocinhas sonsas, Mariana Ximenes deve estrelar nova novela de autor

“Fui sondado para fazer o papel representado brilhantemente por Nelson Xavier e agora pelo também magnífico Matheus Nachtergaele (Norberto). Entendi que não deveria estar na nova versão devido ao enorme sucesso do Tião (em 1993). A criação agora é outra, o ator é outro. Não pode haver interferências. Se fosse uma novela inédita, talvez tivesse aceitado”, declarou. Atualmente, o papel de Tião Galinha é feito por Irandhir Santos. “Fizemos Pantanal e outros trabalhos juntos. Sempre estivemos próximos. Chegamos a pensar em fazer uma peça, mas acabou não indo para frente. Acho que a escolha foi brilhante, assim como a do Matheus para o Norberto. São atores de excelência”, contou.

Leia mais