Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
SUBIRAM NA ANTENA

Às vésperas de nova programação, SBT sofre falha técnica e tira Primeiro Impacto do ar

Foto de Felipe Malta no estúdio do telejornal Primeiro Impacto
Primeiro Impacto ficou fora do ar por 29 minutos depois de falha técnica no SBT (foto: Reprodução/SBT)

O SBT enfrentou um grave problema técnico na manhã desta sexta-feira (8), no último dia útil antes do lançamento de sua nova programação: diante de uma falha generalizada nos equipamentos que colocam os programas jornalísticos da emissora no ar, a rede de Silvio Santos precisou interromper a exibição do Primeiro Impacto às 6h09, apenas nove minutos depois de seu início. A falha técnica fez com que o switcher responsável pela geração do noticioso deixasse de responder aos comandos da equipe, fazendo com que o canal exibisse uma tela preta durante alguns segundos.

A pane aconteceu enquanto o apresentador Felipe Malta narrava um acidente de trânsito que aconteceu em São Paulo. A entrada ao vivo chegou a ser feitas sem intercorrências, mas os problemas começaram assim que a imagem voltou ao estúdio do telejornal. Enquanto o âncora se despedia do repórter Rodrigo Garavini e tentava chamar o próximo assunto, o telão que serve como cenário do Primeiro Impacto (e também dos demais jornalísticos da rede, além do Fofocalizando), piscou. Segundos depois, restou apenas o áudio, com uma tela preta com a marca d’água do SBT.

Malta chegou a se despedir dos telespectadores durante os momentos em que a emissora exibia uma tela preta, anunciando que o noticiário seria retomado em instantes. O canal colocou no ar um intervalo comercial, que ficou no ar até às 6h17, minuto em que a rede decidiu improvisar com uma edição extraordinária do Notícias Impressionantes, programa habitualmente exibido aos finais de semana. A atração permaneceu no ar até 6h38, momento em que o Primeiro Impacto voltou ao ar de maneira precária, apenas com uma câmera e exibindo reportagens pré-gravadas.

O jornalístico continuou sendo transmitido precariamente durante quase uma hora: os equipamentos do SBT voltaram a funcionar normalmente apenas às 7h32, momento em que o jornal voltou a ser exibido com tarjas — as reportagens estavam indo ao ar sem nenhuma sinalização de qual conteúdo estava sendo exibido — e com todas as câmeras do estúdio funcionando normalmente. Os índices de audiência da manhã da emissora, no entanto, acabaram sendo prejudicados pela falha técnica.

Foto do programa Notícias Impressionantes
Exibição emergencial do Notícias Impressionantes derrubou audiência do SBT (foto: Reprodução/SBT)

SBT perdeu a vice-liderança sem o Primeiro Impacto

Os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, apontam que a emissora de Silvio Santos estava na vice-liderança até o momento em que a falha técnica atingiu o Primeiro Impacto. Em sua primeira parte, que ficou no ar por apenas nove minutos, Felipe Malta ficou na segunda colocação em todos os minutos, com 2,0 pontos de média, contra 1,2 do Balanço Geral Manhã. No seu último minuto de exibição, o telejornal marcava 2,1 pontos, contra 1,3 de Eleandro Passaia na Record.

A vice-liderança foi perdida ainda durante o intervalo comercial que antecedeu a exibição emergencial do Notícias Impressionantes: às 6h12, o Balanço Geral Manhã assumiu o segundo lugar, com 1,7 ponto, contra 1,6 da emissora de Silvio Santos, e não perdeu mais o posto até o momento da publicação deste texto. O programa de vídeos da internet, transmitido das 6h17 às 6h38, marcou 1,5 ponto de média, contra 2,1 da Record, e chegou a registrar apenas 1,2 ponto às 6h34.

Leia mais