Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
SUCESSO DE 2005

Globo derruba própria norma ao escalar Alma Gêmea para salvar horário nobre

Foto de Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em Alma Gêmea
Alma Gêmea é o novo título do Vale a Pena Ver de Novo (Foto: Divulgação/TV Globo)

A Globo derrubou uma própria medida interna para poder salvar a audiência das novelas do horário nobre. Há menos de três anos, a emissora decidiu que exibiria tramas das 18h e das 19h na Edição Especial, e tramas mais consistentes da faixa das 21h no Vale a Pena Ver de Novo, mas mudou tudo com a escalação de Alma Gêmea (2005) para a principal faixa de reprises. De acordo com o Notícias da TV, a líder de audiência fez uma avaliação interna para decidir colocar a novela de Walcyr Carrasco no horário.

A emissora entendeu que colocar novelas de pouca repercussão atrapalha toda a audiência do horário nobre, e é o que tem acontecido atualmente com Elas por Elas, dona da pior audiência da história da faixa das 18h, que recebe em baixa depois da exibição de Paraíso Tropical (2007). A Globo entendeu que colocar uma história forte como Alma Gêmea pode resolver esse problema ao estrear No Rancho Fundo, próxima novela de Mário Teixeira que vai ao ar a partir do dia 15 de abril.

+ Em crise de audiência, SBT faz mudanças em sua diretoria artística e esportiva
+ Fantástico dispara com cobertura sobre Marielle e marca maior ibope em 224 dias

Alma Gêmea estreará no dia 6 de maio, depois de No Rancho Fundo. A ideia é que as novelas tenham bons desempenhos, assim como acontecia durante a exibição de O Rei do Gado (1996) no Vale a Pena Ver de Novo, em 2023. A trama de Benedito Ruy Barbosa garantia 17,3 pontos de média na Grande São Paulo, sendo que atualmente a inédita Elas por Elas tem média de 15,0 pontos, já que recebe de Paraíso Tropical – que até o momento tem 12,3 pontos de média.

Os executivos da emissora entenderam que exibir Alma Gêmea na faixa que era destinada para novelas das 21h não será um problema, já que o público aceita acompanhar uma trama boa em qualquer horário. No entanto, No Rancho Fundo ainda receberá a audiência de Paraíso Tropical durante três semanas, o que pode ser um mau indício para a trama de Mário Teixeira, podendo amargar baixa audiência em seu início.

Leia mais