Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NOVELA DAS 18H

Globo é barrada e desiste de registrar marca com nome da novela No Rancho Fundo

Foto do elenco de No Rancho Fundo
Elenco de No Rancho Fundo (Foto: Divulgação/TV Globo)

A poucas semanas do lançamento da novela, a Globo desistiu de registrar a marca No Rancho Fundo, nome da próxima trama das 18h. A emissora lidou com um imbróglio para realizar o registro devido a uma oposição da Ary Barroso Produções no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). De acordo com o portal Splash, do UOL, a líder de audiência fez a solicitação do registro em 26 de setembro de 2023, entretanto, dois meses depois a empresa entrou com a contestação.

A Ary Barroso Produções é dona do legado do compositor, que é um dos responsáveis pela música que dá nome à novela da Globo. Para não ter problemas com a empresa, o canal carioca optou por não travar uma disputa para usar o nome No Rancho Fundo como marca. O documento foi protocolado em fevereiro e a desistência foi homologada na última terça-feira (19).

+ Em crise de audiência, SBT faz mudanças em sua diretoria artística e esportiva
+ Fantástico dispara com cobertura sobre Marielle e marca maior ibope em 224 dias

Apesar da situação, a Globo garantiu que a novela continuará se chamando No Rancho Fundo e afirmou que “está tudo certo”. A emissora já disse em outra ocasião que “todos os títulos das obras têm proteção do direito autoral”, o que garante o uso independentemente da situação de cada marca no Inpi. “A manutenção ou não dos direitos marcários, que pode ser relevante para outros fins, é uma decisão comercial da empresa, de acordo com seus objetivos em relação a cada marca”, disse a emissora.

Vale ressaltar que a música No Rancho Fundo foi escrita por Ary Barroso ao lado de Lamartine Babo. A novela, por sua vez, é escrita por Mário Teixeira e estreará no dia 15 de abril, no lugar de Elas por Elas. A obra é livremente inspirada em A Capital Federal, que é uma peça de Artur Azevedo.

Leia mais