Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
XUXA, O DOCUMENTÁRIO

Xuxa é processada por fotógrafo depois de lançamento de documentário na Globo

Foto de Marlene Mattos, Xuxa e Pedro Bial
Xuxa foi processada por causa de documentário (Foto: Divulgação/Globoplay)

Xuxa Meneghel foi processada por seu antigo fotógrafo oficial, Francisco Aparecido Dias. O profissional, que trabalhou com a famosa durante 15 anos, entrou com uma ação por ter algumas de suas imagens apresentadas sem autorização em Xuxa, o Documentário, do Globoplay, lançado em 2023. De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, ele pede R$ 49,3 mil de indenização na Justiça.

O caso corre no 21º Juizado Especial Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). O fotógrafo alega que foi responsável por fazer vários registros oficiais de Xuxa ao longo dos anos em que trabalhou ao lado da apresentadora, tendo duas dessas fotos exibidas em dois episódios diferentes da série documental. Ele afirmou que conversou com a Xuxa, Endemol e a própria Globo para o licenciamento das imagens, mas não houve acordo financeiro.

+ Tá na Hora de superar a Band: novo jornal do SBT já tem mais ibope que novela mexicana
+ SBT atinge objetivo com Virginia Fonseca e fatura com patrocínio de duas empresas

“No ano passado, diversos emails e mensagens de WhatsApp com detalhes do ocorrido foram trocados com representantes das rés, que nenhuma solução apresentaram, limitando-se a dizer que iriam averiguar a possibilidade de uma composição pelo uso indevido da imagem de autoria do autor, porém, ao final, concluíram que o melhor seria o autor tentar buscar seu direito na esfera judicial”, afirmam os advogados do fotógrafo.

Outro motivo que levou Francisco Aparecido Dias a entrar com o processo contra Xuxa tem a ver com uma entrevista que ela deu à revista Veja, em 2018, em que ela afirma ter sido enganada pelo fotógrafo no passado. As declarações da famosa não tiveram comprovação. Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 7 de maio entre todas as partes. A artista, a Globo e a Endemol não se pronunciaram sobre o caso até o momento.

Leia mais