Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
POLÊMICA

SBT demite ex-jornalista da CNN e contrata repórteres que desviaram doações na Record

Foto de Silvana Freire
Silvana Freire foi demitida de afiliada do SBT (Foto: Reprodução/Instagram)

A TV Aratu, afiliada do SBT em Salvador (BA), se tornou palco de uma polêmica. A apresentadora Silvana Freire foi demitida e apresentou sua última edição do Bom Dia Bahia nesta quinta-feira (28). Nos bastidores, corre a notícia de que Marcelo Castro, Daniela Mazzei e Jamerson Oliveira serão contratados para reforçar a programação do canal. O problema é que os três estão envolvidos em um escândalo do pix na Record Bahia, também chamada de TV Itapoan.

De acordo com a coluna de Márcia Pereira, do Notícias da TV, a demissão atingiu também a editora Telma Verçosa, que é cunhada de Daniela Mercury. Existe uma tensão nos bastidores da afiliada do SBT, já que há funcionários que se recusam trabalhar com os profissionais acusados de estelionato. Casemiro Neto, um dos principais nomes da TV Aratu, já teria dito que irá se demitir caso as contratações de fato aconteçam. Ele é o favorito para ocupar o lugar de Silvana Freire no Bom Dia Bahia.

Apesar da polêmica, a âncora afirmou ao Notícias da TV que já sabia de sua demissão. “Hoje, fiz o jornal já ciente da decisão tomada pela TV, para me despedir em respeito a quem me acompanha, em comum acordo com meu gerente. Como disse na minha despedida no jornal, quando saí da CNN Brasil para aceitar o convite da TV Aratu minha filha tinha apenas quatro meses, foi uma mudança que envolveu toda a família por conta da rotina nas madrugadas e, claro, que não imaginava que em menos de um ano teríamos novas mudanças. Mas o caminho traçado hoje pela emissora realmente diverge do que me foi proposto quando fui pra lá”, declarou.

+ Magoado com o SBT, Raul Gil não avisou emissora sobre aposentadoria
+ Xuxa é processada por fotógrafo depois de lançamento de documentário na Globo

Escândalo do pix na Record Bahia

O repórter Marcelo Castro e o produtor Jamerson Oliveira foram indiciados por estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro em junho de 2023. Eles foram acusados de aplicar um golpe do pix em uma campanha da Record Bahia que tinha a intenção de ajudar uma menina com câncer – que morreu, depois da ação. O delegado Charles Leão, titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Estelionato por Meio Eletrônico (DreofCiber), é o responsável por fazer as investigações, que são demoradas por envolverem muitas pessoas.

Ao que tudo indica, foram desviados mais de R$ 800 mil em meio à campanha, que começou no Balanço Geral Bahia. Foi o apresentador José Eduardo Bocão que descobriu sobre o golpe, depois que a mãe da menina reclamou que o pix que aparecia na TV não era o dela. Marcelo Castro e Jamerson Oliveira foram demitidos por justa causa. O delegado Charles Leão também descobriu que a jornalista Daniela Mazzei estaria envolvida, uma vez que ela usou o cartão de crédito do noivo, o indiciado Marcelo Castro, para pagar uma viagem para Dubai. Ela negou participação no golpe.

Leia mais