SBT usa aviõezinhos de Silvio Santos para explicar mudanças econômicas

Os aviõezinhos de dinheiro são uma das maiores marcas de Silvio Santos (foto: Divulgação/SBT)
Os aviõezinhos de dinheiro são uma das maiores marcas de Silvio Santos (foto: Divulgação/SBT)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O SBT criou o seu próprio índice econômico para explicar as mudanças na economia brasileira. Em uma tentativa de exemplificar a desvalorização do real de forma lúdica, o SBT Brasil exibiu na noite desta terça-feira (24) uma curiosa reportagem mostrando como os aviõezinhos de dinheiro atirados por Silvio Santos para o auditório de suas atrações perderam valor com o passar dos anos. O telejornal contou com auxílio de especialistas da Fundação Getúlio Vargas que uma nota de R$ 10 arremessada pelo empresário há 27 anos teria o mesmo valor de R$ 110,72 nos dias de hoje, ou seja, a pessoa precisa de R$ 110,72 para ter o poder aquisitivo que uma nota de R$ 10 tinha há quase três décadas.

O índice do aviãozinho, apesar de inusitado, passa longe de ser um absurdo. Um dos cálculos mais respeitados para a avaliação de valorização e desvalorização de moedas em todo o mundo é o Índice Big Mac, elaborado pelo inglês The Economist em 1986. A métrica explica de maneira simples o conceito econômico de paridade de poder de compra, e mostra que o sanduíche comercializado pela rede de fast food no país é o mais caro de todo o mundo. Ou seja: o real não representa praticamente nada diante de pesos pesados da economia mundial, como o dólar e o euro.

SBT usou aviõezinhos de Silvio Santos para exemplificar economia (foto: Reprodução/SBT)
SBT usou aviõezinhos de Silvio Santos para exemplificar economia (foto: Reprodução/SBT)

A métrica criada pelo SBT Brasil também gerou uma extensa reportagem no portal de notícias da emissora. Nela, os jornalistas do canal entrevistaram diversos nomes que presenciaram a criação dos aviõezinhos de dinheiro dados ao público do Programa Silvio Santos. “A gente foi desenvolver esse aviãozinho com um senhor que trabalha aqui, o sr. Assis, e teve que fazer vários testes porque não foi o primeiro que voou. O Silvio queria que cruzasse o auditório todo. Então foram feitos vários testes até achar o formato certo do avião e aí, o senhor Assis começou a fazer”, pontuou a produtora-executiva Elaine Cristina Nogueira.

“Quando você controla a inflação, você evita que ela penalize os menos favorecidos. Você tem brasileiros que vivem em extrema pobreza. Muito vulneráveis. E o aumento da inflação os afasta mais daquilo que é mais fundamental, que são os alimentos. Porque é ali também que a inflação está persistente nos últimos meses”, pontuou o economista André Braz, consultado pela emissora para explicar a desvalorização do ícone do dono do Baú.

Leia mais