Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
AMIZADE

Lima Duarte revela que dá presente anual à Fernanda Montenegro: “Nos amamos”

Foto de Fernanda Montenegro e Lima Duarte
Fernanda Montenegro e Lima Duarte são amigos desde a década de 1950 (Foto: Patricia Devoraes/AgNews)

Amigos desde a década de 1950, Lima Duarte e Fernanda Montenegro possuem uma relação muito sólida. Em depoimento ao Tributo a Lima Duarte, do Globoplay, o artista contou que dá um presente todos os anos à amiga: uma mirra, que é uma planta que cultiva em seu sítio, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. “Somos muito amigos, nos amamos. Fernanda e eu nos amamos. Quer ver os recados que ela manda no telefone?”, disse o veterano à equipe do documentário.

Lima Duarte, em seguida, mostrou que dá presentes à artista, com quem divide a mesma idade, 84 anos. “Mirra! No fim do ano eu distribuo para os amigos. A Fernanda recebeu várias mirras minhas. Corto e mando um galhinho de mirra”, contou.

O ator explicou o motivo de dar a planta: “Porque o ouro, Belchior [um dos três reis magos, em referência aos presentes entregues por eles no nascimento de Jesus] já te deu, é o talento que você tem. O incenso [entregue por Baltazar, outro rei mago] é a sociedade, a literatura, tudo que nos inebria. Restou a mirra [presente do rei mago Gaspar], que ninguém quis saber dela, então eu planto, louvo e mando pra você”.

+ Apresentador do Big Brother deixa participante chocada ao revelar que é gay
+ Autora de Justiça 2 revela que se inspirou em caso real para a série

Fernanda Montenegro aproveitou o espaço para mandar um recado ao ator. “Este retratinho eu guardo no meio das fotos da minha família. Porque é isso mesmo, somos atores, formamos uma tribo, uma família. E eu destaco o Lima, porque é um referencial sagrado da nossa arte teatral. Então vou ler pra você, viu, Lima, um recado lindo que quero deixar aqui gravado”, disse a artista, antes de ler a homenagem.

“Lima Duarte, como ator, como artista, como cidadão, é o representante simbólico da nossa arte cênica, do nosso cinema, da nossa televisão. Estamos, querido Lima, a caminho dos cem anos. Será que chegaremos lá? Não sei. Acho que você também não sabe. O seu ofício é tão vocacionado, tão pleno da nossa identidade brasileira. O Brasil está nas suas veias. Sua atuação comove pelo que você nos traz de nós mesmos. Existe uma transcendência nesse seu atuar. Sua realização na nossa arte, através de todos esses anos, me dá um grande orgulho. Orgulho de ser sua contemporânea. Grande abraço”, declarou.

Vale ressaltar que o projeto de tributos do Globoplay já homenageou figuras como Laura Cardoso, Manoel Carlos e Zezé Motta, além de outros nomes importantes da televisão brasileira.

Leia mais