Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LUCIANO MALLMANN

Globo usa truque surpreendente para fazer ator paraplégico andar em Justiça 2

Foto de Luciano Mallmann
Luciano Mallmann faz parte do elenco de Justiça 2 (Foto: Reginaldo Teixeira/TV Globo)

A Globo tem investido pesado em tecnologia para as suas novas produções do audiovisual. Enquanto de um lado a Inteligência Artificial (IA) tem sido usada para prejudicar pessoas através do deep fake, do outro a líder de audiência tem usado essa ferramenta ao seu favor. Em Justiça 2, a emissora usou IA para fazer um ator paraplégico andar na trama. De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, Luciano Mallmann, de 53 anos, apareceu caminhando em algumas das cenas da trama de Manuela ias.

Coordenadora de dramaturgia do time de tecnologia da Globo, Manoela Zozimo explicou que usaram um dublê e substituíram seu rosto pelo de Luciano Mallmann com o uso de Inteligência Artificial. Na história de Justiça 2, o ator vive Cassiano, um ex-nadador que perde o movimento das pernas depois de sofrer um ataque violento.

“A história tinha um personagem que, em algum momento, fica paraplégico. E a gente tinha, queria contar essa história a partir do viés do ator, que ele participasse de todo o processo. Então a gente usou uma tecnologia que a gente já conhece, que é o deepfake, mas que foi superaprimorada, e conseguimos viabilizar essa história a partir daí”, explicou Zozimo, durante o Festival Acontece, realizado nos Estúdios Globo, na última semana.

+ Bianca Rinaldi fala sobre baixa audiência de novela do SBT e nega crise nos bastidores
+ Domingão levanta ibope da Globo e Luciano Huck freia crescimento de Celso Portiolli

“A máquina aprende todos os movimentos e faz uma leitura desse ator, de modo que a gente consegue inserir no dublê a face do nosso ator cadeirante para que toda a história seja contada por ele mesmo, pela atuação dele mesmo, inserida ali no rosto do nosso dublê. No modelo tradicional, a gente tinha muita dificuldade de fazer isso, porque levava um tempo muito grande e tinha um custo muito alto”, continuou.

Além de Justiça 2, Luciano Mallmann também esteve em Elas por Elas, que chegou ao fim na última sexta-feira (12). Autora da série do Globoplay, Manuela Dias destacou a importância de inserir diversidade em produções audiovisuais. “A gente acredita muito que a diversidade tem que extrapolar todos os limites e que todo mundo tem que se sentir representado. E, a gente, ao mesmo tempo, é claro, queríamos um grande ator”, declarou. Luciano Mallmann sofreu um acidente que o deixou paraplégico em 2004, portanto, há 20 anos que ele está nesta condição.

Leia mais