Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
PRESTES A COMPLETAR 80 ANOS

Veterana da Globo, Irene Ravache revela que passou a usar aparelho auditivo

Foto de Irene Ravache
Irene Ravache revelou que está usando aparelho auditivo (foto: Reprodução/Globo)

Fora da televisão desde 2020, Irene Ravache tem uma longa trajetória na dramaturgia. A artista é considerada um dos grandes nomes das novelas e chegou a ganhar prêmios de Melhor Atriz pelos papéis que interpretou. Prestes a completar 80 anos, a comunicadora contou que passou a usar aparelho auditivo.

“Hoje uso aparelho auditivo, mas ainda assim quando as pessoas falam muito rápido ou articulam mal as palavras, o que é cada vez mais frequente devido ao uso do celular, fica difícil [ouvir]”, contou a atriz. Em 1982, Irene Ravache atuou na peça Filhos do Silêncio e interpretou uma pessoa com deficiência auditiva.

Questionada sobre a ausência de atores mais velhos na televisão, a veterana relatou que é uma escolha do mercado. No elenco de Família é Tudo, Arlete Salles é um dos poucos nomes que conseguiu protagonizar uma novela recente aos 85 anos“Temos ótimos autores, se não desenvolvem personagens consistentes para atores mais velhos deve ser por escolha de mercado. Elizabeth Jhin me deu uma personagem fantástica em Além do Tempo (2015), a Condessa Vitória. Na minha opinião, e de muitos espectadores, Além do Tempo e Espelho da Vida (2018) deveriam ser exibidas no horário nobre, histórias com emoção, aventura, ação, envolventes na melhor tradição!”, afirmou em conversa com o site Heloisa Tolipan.

+ Bianca Rinaldi fala sobre baixa audiência de novela do SBT e nega crise nos bastidores
+ Domingão levanta ibope da Globo e Luciano Huck freia crescimento de Celso Portiolli

A atriz esteve no elenco de Sol de Verão (1982), novela disponibilizada pelo Globoplay recentemente. Irene Ravache relembrou os bastidores da vida dela durante a produção. “Eu tinha 38 anos quando gravei a novela. Me desquitei em 1968. Só haveria o divórcio em 1977. Enfrentei algumas coisas como não conseguir alugar um apartamento por ser desquitada e atriz. Nem a profissão era legalizada. Tínhamos um papel azul [que nos identificava como artistas e que era], o mesmo das prostitutas”, contou.

Leia mais