Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
PROCESSOU A EMISSORA

Ex-repórter, Veruska Donato diz que tem pesadelos com a Globo toda semana

Foto de Veruska Donato
Veruska Donato contou detalhes de saída da Globo (foto: Reprodução/Globo)

A repórter Veruska Donato foi demitida da Globo em 2021. No início de 2023, a jornalista entrou com um processo contra a emissora carioca alegando supostas dívidas trabalhistas e supostos assédios morais durante o período em que trabalhou na empresa. No início de abril de 2024, ela ganhou uma ação e o canal foi condenado a pagar R$ 50 mil à jornalista por “imposição de padrões estéticos”.

Em entrevista ao UOL, a comunicadora relatou o que sentia no período que estava na empresa. Segundo a jornalista, ela “travou” ao andar em uma rua em São Paulo. “Nos dias seguintes, eu fui passar o meu crachá [na catraca da emissora] e comecei a chorar. Era uma tristeza, uma tristeza. Eu falava: ‘O que está acontecendo? Eu gosto de ser jornalista, eu gosto de ser repórter. O que está acontecendo comigo?'”, afirmou.

A jornalista foi diagnosticada com síndrome de burnout, que é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. “Tenho pesadelos com a Globo quase toda semana. Tenho pesadelos horríveis […] Sonho que estou contratada, trabalhando na empresa ainda, e aí, quando chego com o meu material para botar no ar, eles dizem: ‘Não, mas você não trabalha mais aqui’. É tudo muito confuso. Fico sem casa, começo a passar fome, não arrumo mais emprego em lugar nenhum, porque é mais ou menos isso que aconteceu”, pontuou.

+ Bianca Rinaldi fala sobre baixa audiência de novela do SBT e nega crise nos bastidores
+ Domingão levanta ibope da Globo e Luciano Huck freia crescimento de Celso Portiolli

Veruska Donato alegou que o processo contra a Globo fez com que ela virasse uma “decepção” dentro da TV Morena, afiliada da emissora no Mato Grosso do Sul. “Eu queria que as pessoas soubessem, eu queria que soubessem por mim que não foi legal. Eu queria que as pessoas soubessem que eu sofri. Eu sofri. Doía você se achar incompetente. Dói, depois de tantos anos, e você beirando os 50, porque quando eu saí de lá eu tinha 49. Eu fiz por dor, porque doeu”, afirmou.

Veruska chegou a voltar para a televisão como âncora da TVMS, afiliada da Record em Campo Grande, mas acabou sendo demitida da emissora no início deste ano. A Globo, por sua vez, diz que não comenta casos judiciais, mas “que a empresa mantém um Código de Ética em linha com as melhores práticas atualmente adotadas, que proíbe terminantemente o assédio e deve ser cumprido por todos os colaboradores, em todas as áreas da empresa. Além disso, também oferece treinamentos constantes para manter um ambiente de trabalho saudável e um sistema de compliance eficiente, que apura criteriosamente todos os relatos que chegam à Ouvidoria, punindo comportamentos contrários ao Código de Ética, inclusive com desligamentos”.

Leia mais