Quase aposentada pela Globo nos últimos anos, a temida vinheta de plantão do Jornalismo ainda dá dores de cabeça para a emissora mesmo sem ir ao ar oficialmente. Uma brincadeira feita pelo Globo Esporte do Paraná nesta sexta-feira (19) virou o motivo de uma grande bronca dada para todas as afiliadas do canal pelo país. O programa da RPC, sem autorização prévia, utilizou a trilha sonora e a identidade visual dos boletins emergenciais da rede para anunciar a contratação de um novo jogador do Athletico. A inserção repercutiu nas redes sociais e revoltou a cúpula da rede, que tomou providências.
O TV Pop apurou que todas as praças que produzem edições locais do Globo Esporte receberam um longo memorando por conta da brincadeira promovida pela afiliada paranaense. No texto, a chefia nacional do programa admite que o uso indevido da vinheta foi descoberto pela diretoria de Programação e Afiliadas, que não gostou nada de ver uma das principais marcas da rede sendo usada indevidamente. Na advertência, a direção da atração expõe para todas as regionais que a RPC cometeu um “erro grave” — leia a íntegra da advertência na continuação deste texto.
Depois do esporro dado pela Globo nacional, a afiliada paranaense precisou pedir perdão aos telespectadores do Globo Esporte pela brincadeira com a vinheta do plantão do Jornalismo. Em uma nota divulgada nas redes sociais, a emissora admitiu que fez uma piada de gosto duvidoso. “Nossa intenção ao usar a vinheta do plantão da Rede Globo foi fazer uma brincadeira. No entanto, reconhecemos que foi uma brincadeira de mau gosto. Pelo erro, nós da RPC pedimos desculpas”, afirmou a parceira da líder de audiência. No entanto, mesmo com o pedido de desculpas, o vídeo da brincadeira sem graça seguia disponível no Globoplay até a publicação deste texto.

“É absolutamente proibido”
Na extensa advertência enviada pela equipe do Globo Esporte nacional, a chefia do programa sinaliza que o “plantão tem um significado importantíssimo” e ressalta para todas as afiliadas que brincadeiras com a vinheta são intoleráveis, já que se trata justamente de um dos maiores símbolos da emissora, “construído ao longo de décadas”. A reportagem teve acesso ao memorando enviado para as parceiras da rede depois da brincadeira promovida pela RPC. Confira a íntegra do texto:
Amigos dos GEs de todo o Brasil,
Fui informado agora pela Programação de Rede/Afiliadas que a RPC usou a vinheta de plantão do jornalismo no GE. Não vi o programa na íntegra, mas recebi um link – foi uma brincadeira numa intervenção em reportagem da Nadja – ao que parece. O objetivo de destacar o uso dos parceiros do Paraná não é expor ninguém. É deixar claro pra todos aqui – que estão sujeitos ao mesmo equívoco – que esse é um erro grave, que já foi cometido pela rede em outras oportunidades.
A vinheta de plantão tem um significado importantíssimo, grave, retrata a força do jornalismo da Globo, construído ao longo de décadas. Não podemos de forma alguma banalizar e brincar com uma vinheta – que é acompanhada de uma trilha conhecida, marcante e que põe todos em sinal de alerta. Oriento a todos que NÃO USEM A VINHETA DO PLANTÃO DO JORNALISMO DA GLOBO. É absolutamente proibido.
Por fim, uma reflexão: o que não é do Esporte, não pode jamais ser usado sem autorização expressa. Pensem que são outras diretorias que administram as marcas e os usos, com equipes dedicadas a trabalhar os temas, administrar os licenciamentos e liberações. Combinado?
A advertência não caiu bem para a diretoria da RPC, que se incomodou com a exposição nominal da emissora, enquanto outras afiliadas que também já usaram a vinheta indevidamente — como a RBS, do Rio Grande do Sul — foram poupadas de levar sabão diante de todas as praças que produzem versões locais do Globo Esporte. Nadja Mauad, apresentadora da edição paranaense do programa e pivô da brincadeira da vez, se incomodou com uma crítica de um telespectador, que comparou a atração “com o programa da Oprah”, e não com um noticiário esportivo.
“Eu trabalho há 12 anos aqui e o Globo Esporte nunca foi isso. É um programa de histórias, e mais notícias do que eu dou… difícil, hein? Damos todas! Na televisão e no blog”, defendeu a âncora. A mensagem foi apagada logo depois. Agora, sua publicação mais recente é uma espécie de indireta. “Ingratidão. Injustiça. É algo que não dá… tá louco!”, disparou Nadja — a postagem foi feita às 15h38, minutos depois da advertência enviada para todas as emissoras que produzem versões locais do Globo Esporte.
O TV Pop questionou a Comunicação da Globo sobre a advertência provocada pelo uso indevido da vinheta do plantão de Jornalismo, assim como o motivo pelo qual a RPC foi repreendida publicamente, enquanto a RBS apenas recebeu uma chamada nos bastidores pela mesma ocorrência. No entanto, os responsáveis pela assessoria dos programas jornalísticos e esportivos da rede tem evitado responder aos questionamentos da reportagem, mesmo tendo sido procurados por e-mail e por um aplicativo de mensagens.