Globo anuncia reprise de O Clone no Vale a Pena Ver de Novo

Murilo Benicio e Giovanna Antonelli em cena da novela O Clone; trama substitui Ti Ti Ti no Vale a Pena Ver de Novo (foto: Globo/Divulgação)
Murilo Benicio e Giovanna Antonelli em cena da novela O Clone; trama substitui Ti Ti Ti no Vale a Pena Ver de Novo (foto: Globo/Divulgação)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Globo escolheu a novela O Clone (2001) para substituir a reprise de Ti Ti Ti (2010) na faixa vespertina no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 4 de outubro. Será a segunda vez que a trama assinada por Gloria Perez será reapresentada. A primeira foi em 2011, quando a produção completou 10 anos. O folhetim conta a história de amor entre Lucas (Murilo Benício) e Jade (Giovanna Antonelli), que começa na década de 80, no Marrocos, e se estende ao Rio de Janeiro, quase vinte anos depois.

Em meio à avassaladora paixão dos personagens centrais, a trama aborda dois temas bastante polêmicos: a clonagem humana e uma campanha de combate às drogas. A novela tem a direção de Teresa Lampreia e Marcelo Travesso, direção de núcleo de Jayme Monjardim, que também divide a direção-geral da obra com Marcos Schechtman. No ano passado, a trama foi exibida na TV por assinatura, no Viva, e foi o segundo folhetim mais visto da história do canal, perdendo apenas para O Cravo e a Rosa (2000), de Walcyr Carrasco.

A história de O Clone começa quando Jade, filha de muçulmanos –nascida e criada no Brasil– é obrigada a se mudar para o Marrocos após a morte de sua mãe, Sálua (Walderez de Barros), e passa a viver os conflitos de adaptação a uma cultura tão diferente da sua. Nesta terra distante, Jade conhece o brasileiro Lucas, que está viajando pelo país em companhia de seu irmão gêmeo, Diogo (Murilo Benício), do pai Leônidas (Reginaldo Faria), da namorada do pai, Yvete (Vera Fischer), e do cientista Albieri (Juca de Oliveira). Lucas e Jade se apaixonam à primeira vista e estarão dispostos a enfrentar todos os obstáculos por esse amor.

Enquanto Lucas e Jade vivem o romance proibido, Diogo decide voltar ao Brasil após uma discussão com o pai. Mas uma tragédia inesperada acontece: já no Rio de Janeiro, Diogo morre em um acidente de helicóptero, mexendo com a vida de todos os personagens da trama. A morte do afilhado confere então a Dr. Albieri a coragem para concretizar um antigo sonho: a experiência da clonagem humana. A partir de células de Lucas, o geneticista faz o primeiro clone humano, que se chamará Leandro (Murilo Benício).

A história de Glória Perez traça um painel contemporâneo sobre a busca da identidade. A questão está presente na dualidade da heroína Jade, que vive dividida entre as culturas ocidental e oriental; na relação de dependência dos gêmeos Lucas e Diogo; na crise existencial do clone Leandro, que sofrerá a angústia de tentar descobrir o seu lugar no mundo; e também na fragmentação dos personagens Mel (Débora Falabella) e Nando (Thiago Fragoso), causada pelo envolvimento com as drogas.

Estão ainda no elenco da novela, entre outros, os atores Stênio Garcia, Nívea Maria, Eliane Giardini, Jandira Martini, Letícia Sabatella, Antonio Calloni, Dalton Vigh, Osmar Prado, Daniela Escobar, Neuza Borges, Victor Fasano, Beth Goulart, Cristiana Oliveira, Marcos Frota, Cissa Guimarães, Adriana Lessa, Roberto Bonfim, Myriam Rios, Juliana Paes, Raul Gazola, Adressa Koetz, Elizângela, Solange Couto, Guilherme Karan, Marcello Novaes, Luciano Szafir, Thaís Fersoza, Sergio Marone, Nívea Stelman, Mara Manzan, Perry Salles, Thalma de Freitas, Silvio Guindane, Carla Diaz, Carolina Macieira; e Eloísa Mafalda, Sebastião Vasconcellos, Françoise Fourton, Tânia Alves, Totia Meirelles, Murilo Grossi, João Carlos Barroso e Eduardo Martini em participações especiais na primeira fase.

Leia mais