Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
QUIET ON SET: O LADO SOMBRIO DA TV INFANTIL

Dan Schneider processa produção de série que expõe abusos a menores na Nickelodeon

Foto de Miranda Cosgrove, que é a estrela de iCarly, ao lado de Dan Schneider
Miranda Cosgrove, que é a estrela de iCarly, ao lado de Dan Schneider (Foto: Lisa Rose/Arquivo Nickelodeon)

Produtor de inúmeras séries infantis da Nickelodeon, Dan Schneider entrou com um processo contra os produtores da série-documental Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil por difamação. O profissional afirmou que foi falsamente acusado de ser um abusador infantil na produção da Max (antiga HBO Max). O documentário conta com vários depoimentos de artistas, produtores e funcionários da emissora que tiveram contato com Schneider no passado.

De acordo com a revista Variety, Dan Schneider afirma que foi atacado por sua representação no documentário. “Embora seja indiscutível que dois verdadeiros abusadores sexuais de crianças tenham trabalhado em programas da Nickelodeon, também é indiscutível que Schneider não tinha conhecimento de seus abusos, não foi cúmplice dos abusos, condenou os abusos assim que foram descobertos e, principalmente, não era ele próprio um abusador sexual de crianças”, alega a defesa do diretor no documento judicial.

O ex-produtor da Nickelodeon atribui os crimes ao técnico de diálogo e atuação Brian Peck, que possui 11 denúncias de abuso sexual – incluindo a denúncia de Drake Bell, ator de Drake & Josh -, e Michael Handy, um assistente de produção que foi preso e acusado por um ato indecente com uma criança menor de 14 anos.

+ Linha Direta passa por cima de A Praça é Nossa e conquista maior audiência em 301 dias
+ SBT segue com demissões e dispensa diretor de Jornalismo depois de 13 anos

A defesa de Dan Schneider ainda acusa a produção da Max de praticar sensacionalismo. “Os réus destruíram a reputação e o legado de Schneider por meio de declarações falsas e insinuações de que ele é exatamente isso”, afirma.

“Tudo o que aconteceu nos shows organizados por Dan foi cuidadosamente examinado por dezenas de adultos envolvidos e aprovado pela rede. Se houvesse um problema real com as cenas que algumas pessoas, agora, anos depois, estão ‘sexualizando’, elas seriam retiradas, mas não são. Elas ainda são constantemente transmitidas em todo o mundo hoje, sendo apreciadas tanto pelas crianças quanto pelos pais”, continua.

Vale ressaltar que Dan Schneider é responsável por séries de sucesso da Nickelodeon como O Show da Amanda (1999-2002), Drake & Josh (2004-2007), Zoey 101 (2005-2008), iCarly (2007-2012) e Brilhante Vitória (2010-2013).

Leia mais