Libertadores dá audiência histórica para o SBT e alcança 32 pontos

Palmeiras foi o campeão da Libertadores 2020 (foto: Reprodução/SBT)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A tão aguardada final da Copa Libertadores fez com que o SBT atingisse uma audiência histórica na Grande São Paulo. Enquanto a bola rolava, das 17h01 às 19h02, a emissora foi assistida por mais de cinco milhões de telespectadores — um dos melhores resultados do canal nos últimos 21 anos, e uma das marcas mais altas atingidas pela rede em toda a sua história. Além disso, a transmissão venceu a Globo de lavada: nem mesmo a aposta em flashes do Big Brother Brasil foi capaz de deter a partida entre Palmeiras e Santos.

O jogo narrado por Téo José, com comentários de Jorginho e Mauro Beting, também entra para a história da televisão brasileira como um dos poucos produtos a conseguir derrotar uma novela da Globo. A faixa das 18h não era ultrapassada por outra emissora desde 13 de março de 2019, quando a Record conseguiu vencer Espelho da Vida por apenas dois décimos: o folhetim marcou 13,8 pontos, contra 14,0 do Cidade Alerta, turbinado pela cobertura de um massacre em uma escola no interior de São Paulo.

Neste sábado (30), a derrota foi muito maior. A reapresentação de Flor do Caribe teve média de 11,7 pontos no confronto com o jogo, das 18h50 às 19h02, enquanto o SBT anotou 28,9 exibindo o final do segundo tempo da transmissão, que consagrou o Palmeiras como campeão da Libertadores aos 55 minutos, já durante os acréscimos da partida.

Em números, de acordo com os dados prévios, o SBT anotou média de 24,7 pontos enquanto a bola rolava, com share de 41,7%, o que representa que 4 de cada 10 televisores ligados em São Paulo estavam sintonizados na emissora de Silvio Santos. A Globo, em segundo lugar, anotou 11,2, seguida pela soma dos canais pagos (6,5), Record (3,5) e Band (2,4). Nem mesmo a soma de todas as emissoras com aferição em tempo real (24,5) foi o suficiente para bater o jogo. O pico da transmissão foi de 31,5 pontos.

Atualizado às 19h32: Flor do Caribe também foi derrotada em sua faixa completa de exibição. No ar entre 18h50 e 19h26, a novela das seis alcançou média de 14,0 e teve pico de 17,6. O SBT ficou em primeiro lugar em todos os minutos do confronto, com 25,6 pontos. Com isso, a trama garantiu o seu espaço no ranking de novelas da Globo que foram derrotadas por uma emissora concorrente em pelo menos um capítulo.

Na Grande São Paulo, cada ponto de audiência representa a sintonia de 76.555 domicílios e 205.377 pessoas na respectiva emissora. O TV Pop divulgará o resultado consolidado da audiência de Palmeiras e Santos na manhã de segunda-feira, dia 1º de fevereiro.

 

Leia mais