Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
PROJETO ORIGINALIDADE

Globoplay resgata qualidade original de produções da Globo

Os atores Deborah Evelyn e Marcos Pasquim em cena da novela Caras & Bocas; Globoplay está recuperando qualidade original de produções da Globo (foto: Globo/Thiago Prado Neris)
Os atores Deborah Evelyn e Marcos Pasquim em cena da novela Caras & Bocas; Globoplay está recuperando qualidade original de produções da Globo (foto: Globo/Thiago Prado Neris)

O Globoplay vem trabalhando desde o ano passado no projeto Originalidade, que tem como objetivo oferecer para o assinante conteúdos de acervo exatamente como foram exibidos pela Globo na TV aberta, além de melhorar a resolução do vídeo em relação ao material que já estava disponível na plataforma anteriormente. A baixa qualidade de imagem de algumas produções é uma reclamação antiga dos clientes do serviço de streaming.

Segundo o Globoplay, o processo de resgate de todos os elementos que fizeram parte da exibição original é um trabalho que envolve uma vasta pesquisa e que está sendo realizado de forma progressiva. “A intenção do Globoplay é oferecer a melhor experiência de consumo desses conteúdos, promovendo uma conexão com a memória do espectador que acompanhou as produções em suas exibições originais, assim como apresentar para novos públicos o conteúdo em seu formato original”, diz a empresa em nota.

O resgate dos conteúdos é um trabalho complexo que exige uma revisão cuidadosa de todo o material original do acervo, adequando-o à evolução tecnológica de dispositivos, tamanhos de tela e disponibilidade de banda. Tudo isso preservando as características originais dos produtos, como abertura, vinhetas, encerramento e relação de aspecto, tudo adequado à resolução full HD. Ou seja, conteúdos exibidos na TV em SD são regenerados no Globoplay mantendo a experiência original em 4×3. Nos casos de conteúdos produzidos e armazenados em HD, eles são exibidos na qualidade original.

Entre os conteúdos que já passaram pelo projeto e que tiveram sua qualidade melhorada, com aberturas e vinhetas originais, estão Fina Estampa, Ti Ti Ti, A Vida da Gente, Insensato Coração, Cordel Encantado, As Brasileiras, Morde e Assopra, Passione, O Astro, Caras e Bocas, Malhação 2010, Aquele Beijo, Malhação 2011, Tempos Modernos, Amor em 4 Atos, Batendo Ponto, Lara com Z, Dercy de Verdade, Divã, A Mulher Invisível, O Brado Retumbante, As Aventuras do Didi, A Cura, Macho Man e Homens de Bem.

Para outubro, o Globoplay disponibilizará na qualidade original as produções Tapas e Beijos (2ª a 5ª temporadas), A Grande Família (12ª a 14ª temporadas), Acampamento de Férias (2ª temporada), Louco por Elas e Doce de Mãe.

Leia mais