Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
DONA BEIJA

Após Pantanal, primeira novela de sucesso da TV Manchete vai ganhar nova versão

Dona Beija vai ganhar nova versão para exibição em plataformas de streaming (foto: Reprodução)
Dona Beija vai ganhar nova versão para exibição em plataformas de streaming (foto: Reprodução)

Primeiro sucesso da teledramaturgia da TV Manchete, a novela Dona Beija (1986) ganhará uma versão atualizada pela produtora Floresta, responsável por produções televisivas como Quem Quer Ser um Milionário?, Se Sobreviver, Case! e Lady Night. Em comunicado divulgado nesta terça-feira (21), a empresa anunciou que adquiriu os direitos da história de uma das personalidades mais marcantes do Brasil no século XIX. À frente do desenvolvimento da nova versão de Dona Beija estão o autor português e vencedor do Emmy, António Barreira, e a roteirista Renata Jhin, que nessa adaptação assina a autoria da sua primeira novela. Renata é filha da também autora Elizabeth Jhin, que trabalhou na Globo entre 1991 e 2021.

Na nova versão, o clássico ganhará a agilidade das narrativas modernas. “A luxúria e luxuosidade ganharão mais cor e personalidade, seguindo altos padrões de produção. A história ganha uma tinta a mais nas discussões que escandalizaram a sociedade no século XIX e ainda são tão pertinentes para o século XXI, como empoderamento, questões raciais e classistas”, anunciou a produtora. A produção está sendo negociada com plataformas de streaming. Uma das empresas interessadas é a Netflix, que pretende inaugurar seu catálogo de novelas com a nova versão do folhetim de Wilson Aguiar Filho. As gravações estão previstas para começar somente em 2022.

Exibida pela TV Manchete com 89 capítulos entre 31 de março e 11 de julho de 1986, Dona Beija foi baseada nas obras de Dona Beija, a feiticeira do Araxá, de Thomas Othon Leonardos e A vida em flor de Dona Bêja, de Agripa Vasconcelos. Maitê Proença, que interpretou a personagem protagonista, estampou a capa da revista Playboy em fevereiro de 1987. Reprisada pelo SBT em 2009, Dona Beija conta a história de Ana Jacinta de São José, a Dona Beja, na cidade mineira de Araxá, no século XVIII. Ela escandalizou a sociedade da época por causa de seu comportamento ousado.

Leia mais