Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
REDE FAMÍLIA

Record surpreende público e decide reprisar Dona Xepa em canal nanico

Ângela Leal em cena da novela Dona Xepa
Ângela Leal protagonizou remake de Dona Xepa; novela voltará ao ar na Rede Família (foto: Divulgação/Record)

Dona Xepa já tem data para voltar ao ar. Pouco mais de seis anos depois de sua fracassada passagem pelas tardes da Record, a novela de Gustavo Reiz ganhará uma segunda reapresentação, dessa vez na programação da Rede Família. O folhetim protagonizado por Ângela Leal será reprisado pela emissora nanica, que tem forte presença no interior de São Paulo e nas antenas parabólicas, já a partir da noite de 8 de novembro. A trama foi a escolhida pelo canal, que também faz parte do conglomerado midiático de Edir Macedo, para abrir um novo horário de dramaturgia, reduzindo o espaço destinado para programas de terceiros, e será transmitida de segunda a sábado, às 22h. Antes, por volta das 19h30, ela também exibe Cidadão Brasileiro, exibida originalmente em 2006.

Baseada na peça teatral Dona Xepa, que deu origem ao folhetim transmitido em 1977 pela Globo, a novela conta a história de Carlota Losano Coelho, mais conhecida pelo apelido que batizou a trama. Mãe dedicada, ela é capaz de fazer tudo pelos seus filhos, que se envergonham por conta da educação precária da matriarca da família. Rosália, vivida por Thaís Fersoza, detesta sua vida humilde e fará de tudo para se infiltrar na alta sociedade. Édison, interpretado por Arthur Aguiar, estuda arquitetura e não é capaz de fazer nada para prejudicar sua mãe, apesar de não disfarçar sua vergonha por ela em diversos momentos.

Em sua exibição original, entre maio e setembro de 2013, a novela não conseguiu fugir da má-fase da teledramaturgia da Record. Os seus 91 capítulos acumularam média de 7,0 pontos na Grande São Paulo e não foram além da terceira colocação, bem distante dos índices registrados pelo SBT — a trama, porém, teve uma trajetória ascendente enquanto esteve no ar. A história chegou a ter capítulos com apenas 3 de média em suas primeiras semanas, mas chegou a registrar 11 pontos em sua reta final. Na reapresentação vespertina, em 2015, a média acumulada foi de 3,5 pontos.

No entanto, o folhetim acabou ficando conhecido dos telespectadores por conta de um constrangedor episódio protagonizado por Maurício Mattar durante o Programa da Tarde. Convidado pela produção da revista eletrônica para falar sobre o seu papel na novela, o intérprete de Júlio César tentou interagir com o auditório falando sobre os acontecimentos da trama, mas se deparou com um constrangedor silêncio. “Quem aqui assiste Dona Xepa?”, questionou o ator para a plateia, inconformado com o vácuo. Ele voltou a ser solenemente ignorado: ninguém levantou a mão para dizer que acompanhava a novela. Mesmo assim, ele se aproximou do auditório e voltou a fazer o questionamento mais algumas vezes, sendo ignorado pelo público em todas elas.

Leia mais