VULTO EMÉRITO

Alexandre Nero tem honraria negada por supostamente chamar Curitiba de “fascista”

Ator teria feito publicação nas redes sociais contra moradores de sua cidade natal na época das eleições de 2018

Foto de Alexandre Nero como Maurco Aurélio em Vale Tudo
Alexandre Nero como Maurco Aurélio em Vale Tudo (Foto: Léo Rosário/TV Globo)

Compartilhe:

Ator da novela Vale Tudo, da TV Globo, Alexandre Nero teve uma honraria negada pela Câmara de Vereadores de Curitiba, no Paraná, na última terça-feira (12). A cidade natal do artista faria uma homenagem e ele por ser “exemplar” e um dos “grande nomes da dramaturgia, da música da cultura brasileira”, segundo projeto da vereadora Giorgia Prates (PT). Por 7 votos a favor e 23 contra, a votação não favoreceu o famoso.

De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, um dos votos contrários foi de João Bettega (União), que exibiu um papel com o print de uma suposta publicação feita pelo ator na rede social X. “Alexandre Nero chamou inúmeros curitibanos de fascistas, então acredito que não seja oportuno os senhores desta Casa aprovarem um louvor a um ator que xinga Curitiba”, disparou o vereador no plenário. A publicação teria sido feita em 2018, no período das eleições daquele ano, que acabaram elegendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Novela das sete mais memorável da história da Globo vai substituir reprise de Tieta
Fernanda Montenegro fala sobre novo filme e nega aposentadoria aos 95 anos

Bettega publicou o vídeo de sua manifestação no Instagram e reforçou sua opinião. Nos comentários, ele detonou: “As vereadoras do PT querem homenagear o ator Alexandre Nero, que chamou curitibanos de fascistas, mas ele não merece nenhuma homenagem!”.

Giorgia Prates, por sua vez, lamentou que a honraria não foi concedida: “Eu esperava mais dessa casa de leis, que acabou reprovando uma homenagem à cultura, a partir de um contexto inventado que criminalizou uma opinião. Fica o alerta pra toda Curitiba: se a época em que os artistas não podiam opinar era na ditadura, por que hoje isso seria proibido?”.

Se a votação fosse favorável, Alexandre Nero receberia o título de Vulto Emérito, maior honraria concedida a uma pessoa nascida na capital do Paraná, pela trajetória profissional dele nas artes e na música.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.