O remake de Vale Tudo tem seguido à risca as palavras escritas por Manuela Dias, que recebeu a missão de atualizar a trama criada por Gilberto Braga (1945-2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004). No ar desde o fim de março na faixa das 21h da Globo, a produção dirigida por Paulo Silvestrini chamou atenção pela ausência dos chamados “cacos” –improvisos dos atores fora do roteiro oficial.
O que você precisa saber
- Vale Tudo tem zero improviso e atores seguem texto com fidelidade;
- Manuela Dias repete estilo rígido que também marcou outras tramas;
- João Emanuel Carneiro prefere dar liberdade aos intérpretes;
- Audiência supera Mania de Você, mas ainda é abaixo da meta;
- Remake do clássico lidera consumo sob demanda no Globoplay;
- Versão original de 1988 também voltou ao topo da plataforma.
Comparações feitas pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, entre os roteiros originais e as cenas exibidas mostram que os intérpretes reproduzem fielmente cada linha do texto. Trata-se de uma característica da autora, que já havia adotado esse padrão em outras tramas. A exigência por fidelidade ao texto também é comum em obras de Walcyr Carrasco. Em contrapartida, nomes como João Emanuel Carneiro estimulam a liberdade criativa dos atores.
Protagonista de Volta por Cima, Fabrício Boliveira comenta sobre reta final da novela
Bento Ribeiro abre o jogo sobre uso de drogas durante o trabalho na MTV
Até agora, o remake de Vale Tudo tem oscilado entre 22 e 23 pontos de audiência na Grande São Paulo, de acordo com dados consolidados. O desempenho é superior ao da antecessora Mania de Você (2024), mas ainda aquém das expectativas da emissora para o horário nobre. A aposta da Globo é que o público cresça ao longo de abril, especialmente com a entrada de Odete Roitman, vivida por Debora Bloch.
Remake de Vale Tudo bomba no Globoplay
Além do desempenho na TV aberta, o remake de Vale Tudo lidera o consumo sob demanda no Globoplay, a plataforma de streaming da Globo. Desde a estreia, em 31 de março, a novela de Manuela Dias ocupa o primeiro lugar entre os conteúdos mais vistos na plataforma de streaming da Globo. O interesse renovado pelo folhetim também impulsionou a versão original, de 1988, que passou a figurar entre as cinco novelas mais acessadas no serviço.
A Globo prepara novas ações promocionais para manter o interesse pelo remake de Vale Tudo. A expectativa é que a presença de Odete Roitman na trama, prevista para os últimos dias de abril, aumente a repercussão da novela. O folhetim está programado para terminar em outubro, quando cederá espaço para Três Graças, novela que marca o retorno de Aguinaldo Silva ao horário nobre da emissora.