Patinho Feio, que quase foi produzida pelo SBT em 2020, está muito próxima de ser a próxima trama inédita do canal. Segundo informações do Canal do Vannucci, se nada mudar nas próximas reuniões de diretoria, a trama começa a ser gravada no próximo ano e deverá ocupar um novo espaço de dramaturgia na grade da emissora. A adaptação ficará sob responsabilidade da equipe de roteiristas comandada por Íris Abravanel, que tem experiência consolidada com tramas infantojuvenis.
Tratado com sigilo nos bastidores do canal, segundo a publicação, a produção será feita integralmente pelo SBT, que mantém estrutura própria para novelas voltadas a esse público. Com o fim de A Caverna Encantada, a tendência é que uma trama mexicana possa ser exibida no horário a partir de agosto, com o intuito de reverter os baixos índices da faixa. A expectativa, internamente, é de que uma nova produção inédita só entre em gravação no início de 2026.
Patinho Feio é baseada na novela argentina Patito Feo, exibida entre 2007 e 2008 pelo canal El Trece. A trama acompanha a jovem Patito, que se muda com a mãe para Buenos Aires em busca de tratamento médico e acaba descobrindo que seu médico é, na verdade, seu pai biológico. Em seu novo colégio, Pretty Land School of Arts, ela enfrenta rivalidades estudantis e lidera um grupo musical que desafia as alunas mais populares.
A novela abordou temas como autoestima, amizade e superação, e se tornou um fenômeno internacional, sendo exibida em mais de 50 países e gerando sucesso com trilhas sonoras e produtos licenciados. O SBT chegou a iniciar a tradução do texto, com planos de adaptação por Leonor Corrêa, mas o projeto acabou interrompido.