Silvio de Abreu voltou a criticar os rumos da teledramaturgia da Globo. Em entrevista à Caras Brasil, o autor de 82 anos questionou a semelhança na audiência das novelas exibidas em horários diferentes, como as faixas das sete e das nove, e sugeriu que a emissora precisa rever sua estratégia de conteúdo. “Alguma coisa está errada. A Globo também devia rever o que está faltando nas novelas”, disse.
O que você precisa saber
- Silvio de Abreu criticou novelas da Globo com audiência parecida;
- Autor disse que emissora deveria rever o que está faltando nas tramas;
- Elogiou remake protagonizado por Taís Araújo, mas com ressalvas;
- Veterano assistiu ao primeiro capítulo e elogiou produção e direção;
- Ele da Globo após discordar de mudanças internas nos orçamentos.
Apesar da crítica, o veterano reconheceu acertos em algumas produções recentes da emissora líder. Ele assistiu ao primeiro capítulo do remake de Vale Tudo e elogiou a performance de Taís Araujo, protagonista da nova versão. “Eu adoro a Taís Araújo, ela está ótima. A novela está muito bem produzida, a direção ótima. A história está fiel. Acho que está indo bem”, afirmou.
TV Brasil vai investir R$ 30 milhões em programação infantil para aumentar audiência
Carla Marins analisa papel em História de Amor com novo olhar após 30 anos
A opinião de Silvio de Abreu vem de alguém com 42 anos de experiência na Globo. Ele deixou a emissora em 2020, em meio a um processo de reestruturação interna. Na época, o autor discordou da interferência de outros setores nos orçamentos das novelas e optou por encerrar sua trajetória na casa. A Globo, desde então, tem apostado fortemente em remakes e continuação de histórias.
Após sua saída da Globo, Silvio de Abreu foi contratado pela Max em outubro de 2021 para supervisionar novelas. Ele participou do desenvolvimento de Beleza Fatal e Dona Beja –a última ainda permanece inédita na gaveta. Em março de 2023, ele deixou o cargo para atuar por obra. “Prefiro me dedicar a projetos específicos, em que eu possa escolher e gerenciar melhor o meu tempo de dedicação”, explicou o novelista.