Renata Dias Gomes surpreendeu o público ao revelar que encontrou um roteiro inédito de continuação da novela Irmãos Coragem (1970), escrito por sua avó, Janete Clair (1925-1983). Em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, a autora e diretora contou que redescobriu o material recentemente em casa e o classificou como um verdadeiro “tesouro”.
“Ela deixou um projeto de uma série de continuação de Irmãos Coragem. Está na minha casa. Encontrei. É um spin-off”, contou Renata Dias Gomes, durante conversa com Cissa Guimarães e Gloria Perez. “Tem que ser feito em algum momento”, afirmou a neta da autora.
A revelação aconteceu durante o especial em homenagem ao centenário de Janete Clair, considerada uma das maiores dramaturgas da história da televisão brasileira. A autora foi responsável por transformar o gênero novela em fenômeno de massa e deixou um legado marcante com obras como Selva de Pedra (1972), O Astro (1977) e Pai Herói (1979).
Exibida pela Globo em 1970, Irmãos Coragem foi a nona novela do horário nobre e teve direção de Daniel Filho. A trama se passava na fictícia cidade de Coroado e acompanhava a saga dos irmãos João, Jerônimo e Duda, interpretados por Tarcísio Meira (1935-2021), Cláudio Cavalcanti (1940-2013) e Cláudio Marzo (1940-2015). O enredo abordava justiça social, política, ambição e o embate entre o bem e o mal no universo do garimpo.
Com elenco que incluía nomes como Glória Menezes e Regina Duarte, a novela conquistou grande sucesso e foi uma das primeiras a alcançar todo o país com o uso de videoteipe. A neta de Janete Clair não deu detalhes sobre o conteúdo do material nem confirmou planos concretos de adaptação, mas reforçou a vontade de dar continuidade ao trabalho da avó. “É uma herança afetiva e artística que merece ser compartilhada”, declarou.