Maior sucesso da televisão por assinatura nas últimas duas décadas, o canal Viva chegará ao fim no próximo mês. A Globo tomou a decisão de acabar com a marca, que era líder de audiência no universo dos canais pagos, para criar uma nova emissora totalmente dedicada para novelas — o Viva também reapresenta séries e outras atrações feitas pela rede. O novo canal se aproveitará da marca do conglomerado no streaming e se chamará Globoplay Novelas, com estreia confirmada para o dia 9 de junho.
A informação é do jornal O Globo. O substituto do Viva não transmitirá apenas folhetins antigos da TV Globo, tendo espaço em sua programação para tramas de outros países e até mesmo para tramas inéditas produzidas pela emissora. É o caso de Guerreiros do Sol, que estreará simultaneamente no novo canal por assinatura e no catálogo do Globoplay no dia 11 de junho. Além dela, o Globoplay Novelas contará com mais três folhetins do que a atual emissora: três novas faixas serão abertas com a nacional Além do Tempo, a turca Hercai e a mexicana Amor Invencível.
“Novela é um gênero de forte consumo em qualquer plataforma da Globo. É o gênero mais consumido no Globoplay, fez do Viva um dos canais líderes da TV por assinatura e está sempre entre os programas mais assistidos da TV Globo. As novelas ajudam a construir a identidade cultural brasileira”, diz Tatiana Costa, diretora responsável pela gestão de conteúdos digitais e canais pagos do conglomerado. Além da mudança de nome, o Globoplay Novelas também terá uma programação mais interativa, formada através de enquetes feitas entre o público do canal.
Tatiana explica como será a dinâmica que definirá um dos folhetins do substituto do Viva. “É uma disputa entre duas novelas de grande sucesso que tiveram algo em comum. Vamos começar com uma batalha de Helenas do Manoel Carlos: a Helena de Regina Duarte em Por Amor e a Helena interpretada por Vera Fischer em Laços de Família. E o público poderá votar no seu título preferido em uma enquete do Gshow, e a novela escolhida estrará em julho”, explicou a executiva.