MILÍCIA DIGITAL

Patrícia Poeta vai à Justiça contra extorsão de perfis de fofoca que cobravam por ‘proteção’

Apresentadora do Encontro recusou pagar para preservar imagem e virou alvo de campanha coordenada com vídeos fora de contexto e difamação

Patrícia Poeta sorrindo de vestido rosa no sofá do estúdio do Encontro na Globo
Patrícia Poeta no estúdio do Encontro; apresentadora é alvo de extorsão de perfis de fofoca do Instagram (foto: Divulgação/Globo)

Compartilhe:

Patrícia Poeta está sendo vítima de um esquema criminoso que envolve extorsão digital, chantagem e difamação nas redes sociais. Desde antes do Carnaval, a apresentadora do Encontro vem sendo alvo de postagens negativas em perfis de fofoca no Instagram. A situação piorou após a recusa dela em pagar por um suposto “pacote de imagem”.

O que você precisa saber

  • Patrícia Poeta recusou pagar por “proteção” e virou alvo de perfis;
  • Contas de fofoca ofereceram pacotes de imagem em troca de dinheiro;
  • Ataques aumentaram após a negativa da apresentadora do Encontro;
  • Esquema é investigado como possível caso de extorsão digital;
  • Advogados já reúnem provas para levar o caso à Justiça;
  • Postagens distorcidas e vídeos fora de contexto fazem parte da ação.

Segundo a colunista Carla Bittencourt, do portal Leo Dias, esses perfis ofereceram “proteção” em troca de dinheiro: prometeram parar com os ataques e melhorar a imagem de Patrícia Poeta em publicações futuras, caso ela aceitasse contratar os serviços. Com a negativa, os ataques se intensificaram em uma campanha coordenada com vídeos fora de contexto e comentários maldosos.

Globo supera crise de ibope nas novelas das 18h e 19h, mas Vale Tudo preocupa
Lucas Rangel e Lucas Bley anunciam que serão pais: “Agora seremos três”

Ainda conforme a reportagem, a conduta dos perfis se enquadra no crime de extorsão. Nesse caso, a ameaça não é apenas simbólica: trata-se de um linchamento digital como consequência direta da recusa. Desse modo, o objetivo é forçar figuras públicas a pagar para evitar novos ataques, em uma lógica semelhante ao funcionamento de uma milícia digital.

Patrícia Poeta reúne provas para levar caso à Justiça

Patrícia Poeta está reunindo provas com seus advogados para levar o caso ao Judiciário. Prints, registros de mensagens e ofertas recebidas pelos perfis já foram organizados como parte do processo. Com isso, a expectativa é de que o caso da comunicadora da Globo sirva como exemplo e alerta para outros profissionais da mídia que sofrem do mesmo tipo de crime na internet por meio dos perfis de fofoca.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.