A direção de Êta Mundo Melhor!, próxima novela das seis da Globo, enfrenta acusações de maus-tratos nos bastidores. Profissionais da produção relataram suposto comportamento agressivo da diretora Amora Mautner, com gritos, xingamentos e falas preconceituosas. A trama, continuação de Êta Mundo Bom! (2016), tem estreia prevista para junho, mas o clima nos estúdios da emissora é de tensão e medo.
De acordo com informações da coluna Fábia Oliveira, do Metrópoles, integrantes da equipe afirmam que Amora costuma maltratar funcionários, figurantes e até atores iniciantes. “Ela fala na frente de algumas pessoas, não é tão escondido assim. Não é uma coisa que ela fala em particular. Com os famosos, não”, relatou uma fonte, sob anonimato. A diretora da Globo também teria solicitado a demissão de profissionais, agravando a pressão interna.
Lucélia Santos expressa desejo de voltar às novelas e diz que sua carreira é “única”
BandNews encerra programação ao vivo de madrugada e demite dois apresentadores
Segundo os relatos, a diretora da Globo já fez comentários constrangedores sobre a aparência de membros da equipe. Alguns funcionários afirmam que cogitam abandonar o projeto por não conseguirem lidar com o ambiente hostil. “Muita gente da equipe cogita largar a novela por não conseguir lidar com os maus-tratos dela”, relatou um colaborador que atua nos Estúdios Globo.
Na última semana, Amora Mautner teria protagonizado um escândalo nos arredores do estúdio C. Segundo testemunhas, ela ficou enfurecida ao esperar cerca de 10 minutos por um carrinho elétrico e gritou com produtores e figurantes. Um profissional contou que “a gritaria rolou pra todo mundo escutar” e que houve tentativa de conter a crise nos corredores, com direito a figurante passando mal com o estresse.
Amora Mautner diz ter feito atriz chorar em gravações
O comportamento da diretora da Globo já havia gerado controvérsia anteriormente. Em vídeo que viralizou nas redes sociais no mês passado, Amora Mautner relatou ter feito uma atriz famosa chorar em uma gravação. “Olhei pra ela e falei: ‘Vem cá, estou odiando trabalhar com você’. […] Chorou, chorou, já tá bom”, afirmou durante uma palestra, descrevendo o episódio como um “processo de criação”.
Com 35 anos de carreira na Globo, Amora Mautner dirigiu folhetins como Cama de Gato (2009), As Cariocas (2010), Cordel Encantado (2011), Avenida Brasil (2012), Joia Rara (2013), A Regra do Jogo (2015), A Dona do Pedaço (2019), Verdades Secretas II (2021) e Elas por Elas (2023). Procurada pela publicação comentar as denúncias, a Comunicação da Globo não respondeu aos contatos.