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Rivais apontam favorecimento da CNN em verbas publicitárias da Prefeitura de São Paulo

Outrora lanterninha da distribuição de verba publicitária, emissora passou a ser a única do gênero a exibir campanhas desde que ex-diretor assumiu a Secretaria de Comunicação

Foto do microfone da CNN Brasil
CNN Brasil virou o único canal de notícias com propagandas da Prefeitura de São Paulo (foto: Divulgação/CNN Brasil)

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Diretores dos canais de notícias brasileiros estão insatisfeitos com um possível favorecimento da CNN Brasil na distribuição de verba publicitária da Prefeitura de São Paulo. Nas últimas semanas, diversos executivos dos canais de notícias demonstraram incômodo com uma coincidência: desde a nomeação de Fábio Portela, ex-superintendente de Relações Institucionais da emissora, como chefe da Secretaria de Comunicação da cidade, as demais redes noticiosas foram escanteadas. A gota d’água foi em abril, mês em que apenas a CNN foi escolhida para veicular uma campanha.

O inconformismo das chefias da GloboNews, Record News, Jovem Pan e BandNews TV tem motivo: todas as citadas conquistaram mais telespectadores do que a CNN Brasil na Grande São Paulo no mês de março, que antecedeu o vultoso investimento publicitário de Ricardo Nunes na rede da família Menin. Mesmo com a sintonia apenas 9.965 pessoas por minuto na principal metrópole do país, o canal transmitiu 158 inserções publicitárias da Prefeitura de São Paulo ao longo dos 30 dias de abril, segundo levantamento obtido pela reportagem do TV Pop.

Durante o mês passado, nenhuma ação publicitária coordenada pela pasta de Fábio Portela foi transmitida na GloboNews, Record News, Jovem Pan e BandNews TV. É uma mudança considerável no comparativo histórico com a própria gestão de Nunes na cidade. Desde o início do mandato do político, em maio de 2021, a verba de publicidade da Prefeitura de São Paulo era dividida entre os cinco canais de notícias, não estando restrita a um único player do gênero.

No ano passado, segundo dados do Portal da Transparência, a BandNews TV foi quem mais recebeu verbas publicitárias da cidade: ao longo de 2024, a Companhia Rio Bonito faturou mais de R$ 572 mil com reclames da Prefeitura de São Paulo. Na sequência, surgem a Jovem Pan News (Digital Seven), com arrecadação de quase R$ 350 mil, a Record News (Rede Mulher), com pouco mais de R$ 331 mil e a GloboNews (Globo Comunicação e Participações), com R$ 258.866,65.

CNN Brasil foi de lanterninha para único canal com verba

A CNN Brasil, que opera através da empresa Novus Mídia, foi a lanterninha de investimento publicitário da gestão Ricardo Nunes em 2024, com R$ 158.365,03. O canal, até então relegado para a última posição do ranking de verba publicitária da principal metrópole do país, só conseguiu virar o jogo neste ano, justamente com a nomeação de seu ex-superintendente para a administração da Secretaria de Comunicação.

Desde a chegada de Fábio Portela, a CNN passou a ser a queridinha dos investimentos publicitários da cidade de São Paulo. Em abril, enquanto os demais canais de notícias não exibiram nenhum comercial produzido pela pasta, ela levou ao ar 34 comerciais sobre Centros Educacionais Unificados, 30 propagandas sobre Unidades de Pronto Atendimento 24 horas, 32 inserções de melhorias em parques, 23 reclames sobre casas populares, 22 anúncios da entrega de novos ônibus elétricos e 17 publicidades genéricas, falando da gestão de Ricardo Nunes como um todo.

A situação não será diferente em maio, segundo aponta levantamento obtido pelo TV Pop: até o momento da publicação deste texto, apenas a CNN Brasil exibiu comerciais da Prefeitura de São Paulo neste mês. Procurada pela reportagem, a Comunicação da Prefeitura de São Paulo rechaçou a hipótese de que o canal esteja sendo favorecido diante de suas concorrentes. A pasta diz que Globo, Record, Jovem Pan e Band receberam investimentos em outras áreas, e por isso não foram selecionadas para exibir as atuais campanhas da metrópole na televisão por assinatura.

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