O ator Guilherme Winter, protagonista da novela Os Dez Mandamentos (2015), perdeu o processo que movia contra a Record na Justiça de São Paulo. Ele pedia uma indenização por não receber valores referentes às reprises da produção, exibida diversas vezes pela emissora e em outros canais. A decisão é da 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ainda cabe recurso por parte do ator.
A ação foi movida pela empresa GW Produções Culturais Ltda, da qual Guilherme Winter é sócio. Ele alegou não ter recebido nenhum pagamento pelas reexibições da trama, nem mesmo pela edição especial A Bíblia, que reapresentou novelas bíblicas como se fossem inéditas. O ator também apontou a exibição de Os Dez Mandamentos na TV Brasil e no canal pago TNT Novelas como uso indevido de sua imagem.
Octavio Guedes se revolta com bebês reborn e detona: “Boneco Chucky é mais bonito”
Comentarista da CNN quebra protocolo e cita audiência da Globo ao vivo
Na petição, Guilherme Winter solicitou o pagamento de R$ 50 mil por danos materiais. Ele anexou cópias de seu contrato com a Record e defendeu que não havia previsão de reprises sem remuneração adicional. A juíza Priscilla Bittar Neves Netto, responsável pelo caso, rejeitou o pedido, com base nas cláusulas do contrato assinado pelo artista com a emissora em 2013. As informações são da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.
A magistrada afirmou que os documentos comprovam que Guilherme Winter cedeu os direitos de imagem para exibições ilimitadas. “Restou evidente que houve manifestação expressa de vontade do artista, por meio de sua empresa, de ceder tais direitos à ré (Record) e com a transferência, ela pode utilizar da obra em que atuou o ator sempre que assim o desejar, sem que seja necessário novo pagamento de remuneração”, declarou na sentença.
A carreira de Guilherme Winter
Guilherme Winter iniciou sua carreira na Record interpretando Rubem, em José do Egito (2013), e participou da novela Pecado Mortal (2013). Seu maior destaque veio como Moisés, em Os Dez Mandamentos (2015), que alcançou picos de 32 pontos em São Paulo e chegou a liderar a audiência no horário nobre, superando a Globo em diversos dias de exibição.
O ator voltou ao ar na emissora em 2018, como Judas Iscariotes na novela Jesus, e depois atuou em Topíssima (2019), interpretando Lima. Em 2020, após sete anos de contrato, a Record decidiu não renovar o vínculo com Guilherme Winter. Além da emissora, o artista também atuou na Globo em tramas como Cobras & Lagartos (2006), Malhação (1995-2020), Paraíso (2009), Ti Ti Ti (2010), As Brasileiras (2012) e Cheias de Charme (2012).