Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TRETA DE BASTIDORES

Didi tentou puxar tapete de Faustão na programação da Globo, diz diretor

Imagem com montagem com as fotos de Faustão e Renato Aragão (foto: Reprodução)
Fausto Silva e Renato Aragão; Didi teria tentado puxar tapete de Faustão nos bastidores da Globo (foto: Reprodução)

Diretor de um documentário sobre os bastidores do grupo humorístico Os Trapalhões, Rafael Spaca revelou detalhes de uma suposta briga nos bastidores da Globo no final dos anos 80 envolvendo Renato Aragão e Fausto Silva, na época em que o então apresentador do Domingão foi contratado pela líder de audiência. O eterno Didi teria tentado puxar o tapete de Faustão na programação da emissora carioca por causa da baixa audiência que o programa do quarteto vinha alcançando naquele tempo.

“É engraçado que Os Trapalhões eram do domingo à noite. Não tem nada a ver com horário de criança. E por que que era no domingo à noite? Porque o grande programa da Globo era o Fantástico. E eles [Os Trapalhões] queriam entregar a audiência forte para o Fantástico. E o único que podia fazer isso era Os Trapalhões”, explicou o diretor em entrevista ao podcast Inteligência Ltda. na última quarta-feira (10).

Segundo o diretor, Faustão e Didi não se dão bem porque naquela época o humorista teria tentado responsabilizar o apresentador do Domingão pela baixa audiência do programa que contava com Dedé, Mussum (1941-1994) e Zacarias (1934-1990). “Eles [Didi e Faustão] não se dão bem. Assim que o Faustão entrou na Globo tinha o Domingão do Faustão, Os Trapalhões e depois o Fantástico. Na época em que o Faustão chega, ou um pouco depois, Os Trapalhões já estavam em declínio. A audiência já começou a cair”, relembrou.

Imagem de Rafael Spaca durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda.
Rafael Spaca revelou detalhes de uma suposta briga de Didi e Faustão nos bastidores da Globo (foto: Reprodução)

“O Renato começou a falar que o Faustão entregava a audiência baixa, e que por isso que o programa ia mal [na audiência]. E o Faustão falava assim: ‘Não, o meu programa está bem. O seu que tá indo mal’. E aí cria uma coisa que o Faustão acha que o Renato chegou a tentar puxar o tapete dele. Não assumiu a responsabilidade do programa [Os Trapalhões] tá indo mal e jogava nas costas dele [Faustão]. E o Renato tem essa característica”, contou Rafael Spaca.

Os Trapalhões foi um dos grupos humorísticos de maior sucesso da TV brasileira. Renato Aragão criou seu primeiro programa do gênero, Os Adoráveis Trapalhões, em 1966, na extinta TV Excelsior, que contava com participação de Dedé em alguns episódios. Em 1972, a dupla fez sucesso na Record com Os Insociáveis, que logo depois virou um trio com a entrada de Mussum. Em 1974, o programa mudou de emissora e de nome e Os Trapalhões passou a fazer parte da programação da TV Tupi, onde ganhou a participação de Zacarias. Em 1977, o quarteto foi contratado pela Globo, onde se tornou um dos maiores sucessos da história da emissora.

Leia mais