José Luiz Datena não conseguiu fazer milagre em sua reestreia como apresentador da RedeTV!: de volta ao canal de Marcelo de Carvalho e Amilcare Dallevo Jr. depois de mais de duas décadas, o jornalista aumentou os números de audiência da emissora em 139% com a estreia de Brasil do Povo, quando os índices são comparados com as últimas quatro segundas. Isso, porém, não bastou para que a emissora saísse da disputa pelas últimas posições do ibope da Grande São Paulo: o jornalístico debutou em 7º lugar e, pelos critérios matemáticos de arredondamento, teve 0 de média.
Os índices prévios de audiência da principal metrópole do país, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que a primeira edição do Brasil do Povo registrou 0,43 ponto de média, número suficiente para assegurar a preferência de apenas 0,69% dos televisores ligados entre 18h e 19h55. Em seu melhor minuto, às 19h06, José Luiz Datena teve um pico de 0,86 com a participação da apresentadora Sonia Abrão. Já no pior momento, às 18h02, o jornalístico pontuava apenas 0,06 e figurava em último lugar entre as 12 emissoras abertas aferidas em tempo real.
Apesar do crescimento expressivo na comparação com as últimas semanas, em que a faixa horária contava com dois formatos esportivos (Bola na Rede e Elas em Jogo) e parte do principal jornal da emissora, Datena sequer conseguiu figurar entre os cinco canais abertos mais assistidos. O veterano ficou mais perto da oitava colocação, ocupada pela TV Aparecida (0,38), do que da Gazeta, que ficou em quinto lugar, com 0,58 ponto. A TV Cultura, em sexto, marcou 0,49. Atrás do Brasil do Povo, ficaram também Record News (0,22), Rede Vida (0,20), RIT (0,09) e TV Brasil (0,05).
Distantes pela disputa dos residuais, surgem a Globo (21,02 com A Viagem, Garota do Momento, SP2 e Dona de Mim), Record (9,09 com Cidade Alerta), Band (3,87 com Brasil Urgente e Jornal da Band) e o SBT (2,34 com Eternamente Apaixonados, Tá na Hora e SBT Brasil). Todos os índices apresentados nesta reportagem são prévios e podem passar por mudanças, para mais ou para menos, na consolidação dos índices, que acontecerá no início da tarde de terça-feira.