Uma pesquisa interna da Globo confirmou que parte significativa do público considera o horário de exibição de Vale Tudo muito tarde. O estudo foi feito por meio de grupos de discussão com telespectadores da novela, e mais da metade dos participantes relatou dificuldade para assistir à trama por conta do horário em que vai ao ar.
A audiência da novela da Globo cresceu nos dias em que foi exibida mais cedo. Na segunda (9) e na terça (10), Vale Tudo começou às 21h15 e 20h40, respectivamente, e marcou os melhores índices desde a estreia, com médias de até 25 pontos na Grande São Paulo, segundo dados do Kantar Ibope. O frio na cidade também colaborou para o aumento da audiência.
Renata Silveira revela ao vivo na Globo que está grávida de seu segundo filho
Record adia estreia de Paulo, o Apóstolo e define nova data para trama bíblica
Segundo a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, os dados da pesquisa reforçam uma mudança de comportamento observada pela Globo desde 2024. Internamente, já se sabe que o número de televisores ligados é maior entre 19h e 21h. No passado, o pico de audiência era registrado mais tarde, até por volta das 22h. A emissora avalia fazer ajustes para acompanhar a nova rotina do público.
Com os resultados dos grupos de discussão, a Globo estuda alterações na grade para beneficiar o desempenho da principal faixa de novelas. O objetivo é garantir mais audiência para o horário nobre. Como a autora Manuela Dias está adiantada na entrega dos capítulos, há margem apenas para mudanças pontuais no cronograma da novela.
A pesquisa da Globo também avaliou os personagens de maior destaque. Maria de Fátima, interpretada por Bella Campos, foi a mais elogiada pelos participantes. Outros nomes bem avaliados foram Raquel (Taís Araujo), Odete Roitman (Débora Bloch), Marco Aurélio (Alexandre Nero) e Aldeíde (Karine Teles), todos citados de forma positiva pelos entrevistados.