O nome de Jeff Bezos apareceu riscado com uma cruz vermelha em um grande cartaz pendurado em um campanário na lagoa de Veneza, na Itália, como forma de protesto contra seu casamento com a jornalista Lauren Sanchez. A cerimônia do bilionário fundador da Amazon está marcada para ocorrer entre os dias 24 e 26 de junho e já movimenta a cidade italiana, segundo informou a AFP.
O coletivo “No Space for Bezos” assumiu a autoria do protesto e publicou nas redes sociais que o fundador da Amazon “não é bem-vindo nem em Veneza, nem em nenhum lugar”. O cartaz foi removido na quinta-feira (12), mas o grupo colou pôsteres e adesivos por vários pontos da cidade convocando uma manifestação contra a realização do evento.
Os ativistas acusam a celebração de representar a privatização simbólica de uma parte da cidade, que já sofre com excesso de turismo e iniciativas de exclusão dos moradores. “Veneza é uma cidade viva, não um local que se aluga pelo melhor preço”, criticou o grupo. A cidade também foi palco, em 2014, do casamento de George Clooney e Amal Alamuddin.
O prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, comemorou a decisão do fundador da Amazon de realizar o casamento na cidade. Em março, o político afirmou ao Corriere della Sera que o evento traria benefícios econômicos milionários. A prefeitura garantiu que a cerimônia terá apenas 200 convidados e que não haverá “nenhuma perturbação” ao cotidiano da população. Ainda assim, a imprensa italiana noticiou que ao menos cinco hotéis foram reservados para os convidados, além de uma frota de gôndolas e espaço portuário para o iate de Jeff Bezos.