A Globo disponibilizou nesta segunda-feira (16) a minissérie Capitu (2008). A trama, que está no Globoplay, foi desenvolvida por Euclydes Marinho com a colaboração de Daniel Piza, Luis Alberto de Abreu e Edna Palatnik, e contou com roteiro final e direção-geral de Luiz Fernando Carvalho.
A produção conta a história de um dos maiores romances da literatura. A trama é narrada por um melancólico Bentinho (César Cardadeiro), que escreve um livro para contar a versão de sua própria história e também restaurar, na velhice, os momentos vividos na adolescência ao lado do grande amor de sua vida, Capitu (Letícia Persiles), menina que o seduzia com seus “olhos de ressaca”.
Na produção da Globo moram os agregados: José Dias (Antônio Karnewale), que zela pela educação do menino; e prima Justina e tio Cosme (Sandro Christopher), ambos viúvos como Dona Glória. Também costuma frequentar a residência o padre Cabral (Emílio Pitta), que ensina latim e a doutrina sagrada da Igreja Católica para Bentinho.
Filho da elite brasileira do século XIX, Bentinho perdeu o pai cedo e foi criado pela mãe, Dona Glória (Eliane Giardini), cercado de mimos e predestinado ao sacerdócio por conta de uma promessa materna. Ingênuo, o menino leva uma vida confortável, própria de sua classe social. Não aprendeu a lutar por seus desejos – tem ideias, mas falta-lhe a coragem para realizá-las, pois não quer contrariar a mãe.
Leitura coletiva de Machado de Assis
Em 2008, a Globo promoveu na internet a maior leitura coletiva já realizada de Machado de Assis. O livro Dom Casmurro foi divido em mil trechos, disponibilizados em um site, para que internautas de todo o país pudessem ler e gravar os trechos. Ao final da ação, haveria no site o registro em áudio e vídeo da íntegra do livro Dom Casmurro lido por mil pessoas diferentes.
Para dar o pontapé inicial, personalidades como Fernanda Montenegro, Romário, Camila Pitanga, Maurren Maggi, Regina Duarte, André Abujamra, Fernanda Lima, Elke Maravilha, Roberto Farias e Ferreira Gullar gravaram suas colaborações para a ação da Globo. A campanha promovida levou à conquista do Leão Relações Públicas, na categoria Novas Mídias, no Festival Internacional de Publicidade de Cannes.