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CADA DIA MAIS RICA

Globo acumula faturamento de quase R$ 4 bilhões em três meses

Imagem com foto da inauguração do novo estúdio MG4, no final de 2018
Inauguração dos novos estúdios da Globo em 2018; emissora acumula quase R$ 4 bilhões em três meses de 2021 (foto: Reprodução)

A Globo divulgou ao mercado na última quarta-feira (17) os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2021. De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (18), a empresa alcançou receita líquida de R$ 3,7 bilhões entre julho e setembro, anotando um aumento de 19% se comparado ao mesmo período de 2020. Foi o melhor resultado de receita da Globo no terceiro trimestre nos últimos quatro anos.

A emissora líder de audiência teve lucro de R$ 142 milhões no período e conseguiu reverter os prejuízos registrados nos primeiros seis meses de 2021. No primeiro semestre, a empresa de comunicação teve um prejuízo de R$ 114 milhões. A receita líquida do canal na soma dos nove primeiros meses de 2021 aumentou 18% (ou R$ 1,5 bilhão) em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 10,1 bilhões.

No relatório, a Globo afirma que a melhora da economia em algumas regiões com o avanço da vacinação e a retomada das gravações das produções ajudam a explicar os resultados. “O terceiro trimestre teve uma receita líquida recorde em relação aos últimos quatro anos. Isso reflete a solidez do nosso negócio e a relevância do nosso conteúdo –nossa principal linha de investimento ao lado da tecnologia. Ainda precisamos de cautela no curto prazo, mas tivemos resiliência em um cenário econômico desfavorável e seguiremos em nosso processo de transformação”, afirmou Manuel Belmar, diretor-geral de Finanças da Globo, aos investidores.

O Globoplay registrou aumento de 70% de receita em relação ao terceiro trimestre de 2020, com crescimento de 27% na base de assinantes. O streaming foi lançado em diversos países da Europa no mês de outubro como Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Suíça. A plataforma também chegou ao Canadá com a estratégia voltada aos brasileiros que moram no exterior.

A normalização da programação e o investimento em tecnologia aumentou os custos e despesas da Globo em 14%. Nos primeiros nove meses de 2021, os custos e despesas foram 28% maiores em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o site Notícias da TV, a volta dos eventos ao vivo e a amortização dos direitos explicam o aumento das despesas da emissora carioca.

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