Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
JOSÉ CARLOS BERNARDI

Ministério Público investiga jornalista da Jovem Pan por fala antissemita

Imagem com foto do comentarista José Carlos Bernardi
José Carlos Bernardi é alvo de investigação do Mistério Público por fala antissemita (foto: Reprodução/Jovem Pan)

O jornalista José Carlos Bernardi, da Jovem Pan, está sendo investigado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP). De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (18), o órgão vai apurar se o comentarista do Jornal da Manhã cometeu crime de ódio ao manifestar um posicionamento antissemita durante a edição do jornalístico transmitida na última terça-feira (16).

“A promotora de Justiça Maria Fernanda Balsalobre Pinto, que comanda o Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (Gecradi) do MPSP, instaurou um procedimento para apurar eventual cometimento de crime de ódio por intermédio de meios de comunicação, caracterizando antissemitismo, por conta de comentário feito pelo jornalista José Carlos Bernardi, no Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, na terça-feira”, anunciou o MP em comunicado enviado à imprensa.

“Na portaria que instaura o procedimento, a promotora determinou que se oficie ao grupo Jovem Pan, solicitando a mídia original do programa jornalístico no prazo de três dias”, finalizou a nota oficial. No programa exibido pelos veículos do grupo de comunicação, Bernardi sugeriu durante discussão com Amanda Klein que a morte de judeus poderia promover a retomada econômica do Brasil. “É só assaltar todos os judeus que a gente consegue chegar lá. Se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha pós-guerra”, disse o profissional.

Após repercussão negativa, a Jovem Pan divulgou um comunicado destacando que as opiniões dos comentaristas não refletem a visão da empresa. O jornalista também pediu desculpas pelo posicionamento. “Peço desculpas pelo comentário infeliz que fiz hoje no Jornal da Manhã – Primeira Edição, ao usar um triste fato histórico para comparar as economias brasileira e alemã. Fui mal-entendido. Não foi minha intenção ofender a ninguém, a nenhuma comunidade, é só ver o contexto do raciocínio. Mas, de qualquer forma, não quero que sobrem dúvidas sobre o meu respeito ao povo judeu e que, reitero, tudo não passa de um mal-entendido”, afirmou José Carlos Bernardi.

Leia mais