Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NOVIDADES

Globo reformula programação e aposta em reprise de O Cravo e a Rosa

Cena da novela O Cravo e a Rosa
O Cravo e a Rosa voltará ao ar no dia 6 de dezembro (foto: Divulgação/TV Globo)

A Globo reformulará a sua programação vespertina a partir do dia 6 de dezembro. O espaço do Jornal Hoje será reduzido para que a emissora estreie uma nova faixa de reapresentação de novelas, com foco nas tramas originalmente transmitidas nas faixas das 18h e das 19h, na faixa das 14h30. A movimentação, que é mais uma tentativa da líder de audiência para destronar o bloco de fofocas do Balanço Geral, estreará com uma reprise de O Cravo e a Rosa. Com isso, o Vale a Pena Ver de Novo focará em folhetins produzidos para a faixa das nove da noite.

“Temos uma novidade na nossa programação. A Globo vai estrear um novo horário de novelas depois do Jornal Hoje. Essa faixa será reservada para produções que foram sucessos de público, com tramas clássicas dos horários das seis e das sete. E eu já sei qual é a obra que inaugurará esse horário no dia 6 de dezembro. Vai ser O Cravo e a Rosa, um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira”, anunciou Fátima Bernardes durante a edição do Encontro transmitida na manhã desta quarta-feira (24).

Transmitida originalmente entre junho de 2000 e março de 2001, O Cravo e a Rosa conta a história de Catarina Batista, uma mulher moderna na sociedade paulistana da década de 1920, que se recusa a seguir o papel feminino de apenas lavar ceroulas em um tanque. Julião Pretuchio, por sua vez, é um homem rude, para qual a mulher deve ser única e exclusivamente uma espécie de rainha do lar. Eles, porém, vão acabar se envolvendo em um romance no mínimo contraditório.

Será a quarta exibição da trama assinada por Walcyr Carrasco na televisão brasileira. Além da transmissão original, o folhetim foi reapresentado em duas ocasiões pelo Vale a Pena Ver de Novo, entre janeiro e agosto de 2003 e, mais recentemente, entre agosto de 2013 e janeiro de 2014. A última exibição da trama foi entre 25 de março e 6 de dezembro de 2019 pelo Viva, canal por assinatura da Globo.

A seguir, leia parte do comunicado enviado pela Central Globo de Comunicação anunciando a nova programação da emissora:

Que a novela é uma paixão nacional, ninguém duvida. No ano em que celebramos os 70 anos na telenovela no Brasil, a TV Globo estreia em sua grade de programação um novo horário destinado ao gênero. A partir de 6 de dezembro, uma obra de grande sucesso que divertiu milhões de espectadores volta a ser exibida nas tardes da emissora: ‘O Cravo e a Rosa. A novela de Walcyr Carrasco, com direção-geral de Walter Avancini e Mário Márcio Bandarra, irá ao ar de segunda a sexta-feira, após o ‘Jornal Hoje’. Na sequência, os grandes sucessos do ‘Sessão da Tarde’ e, logo depois, o tradicional ‘Vale a Pena Ver de Novo’ segue trazendo as grandes obras da dramaturgia, agora, privilegiando a reexibição de novelas originalmente exibidas às nove horas.

Comédia romântica inspirada no clássico ‘A Megera Domada’, de William Shakespeare, e com referências da novela ‘O Machão’, de Ivani Ribeiro, ‘O Cravo e a Rosa’ é ambientada na São Paulo dos anos 1920 e narra o tumultuado romance entre o rude caipira Julião Petruchio (Eduardo Moscovis) e a geniosa Catarina Batista (Adriana Esteves), mulher rica e moderna, com ideais feministas. Filha do banqueiro Nicanor Batista (Luís Melo), ela é conhecida como ‘‘fera’’ por botar todos os seus pretendentes para correr. Catarina esbarra na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para salvar sua fazenda de ser leiloada com o dote do casamento. Em meio às contradições, eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer e vivem às turras, protagonizando cenas muito divertidas, com discussões e brigas vulcânicas.

De volta a partir de 6 de dezembro, ‘O Cravo e a Rosa – Edição Especial’, tem autoria de Walcyr Carrasco, coautoria de Mário Teixeira e colaboração de Duca Rachid, direção-geral de Walter Avancini e Mário Márcio Bandarra e direção de Amora Mautner. A direção de núcleo é de Denis Carvalho. Exibida originalmente entre junho de 2000 e março de 2001, a novela traz ainda no elenco nomes como Suely Franco, Bia Nunnes, Murilo Rosa, Tássia Camargo, Miriam Freeland, Carlos Evelyn, Carla Daniel, Virgínia Cavendish, Rejane Arruda, Thaís Muller, João Vitti, Luís Antônio do Nascimento, Julio Levy, João Capelli e Bernadeth Lyzio.

Leia mais