Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NESTA QUINTA-FEIRA (25)

Aos 43 anos, Formiga faz seu último jogo pela Seleção Brasileira

Foto da jogadora Formiga com a camisa da Seleção Brasileira
Formiga se despede da Seleção Brasileira (foto: Reprodução/Divulgação)

A partida de estreia da Seleção Feminina no Torneio Internacional contra a Índia, nesta quinta-feira (25), irá contar com a despedida de Formiga. O jogo que ocorrerá em Manaus, será transmitido pelo SporTV. A atleta de 43 anos esteve com a Seleção Brasileira durante 26 anos e participou de todos os Jogos Olímpicos e Mundiais em que o futebol feminino marcou presença.

Miraildes Maciel Mota, a Formiga, nasceu em 3 de março de 1978, em Salvador, na Bahia. A atleta passou pelo decreto-lei de 1941 (que caiu em 1979) e que proibia mulheres de jogarem futebol. A jogadora já contou em algumas situações que teve o apoio de sua mãe quando começou a jogar futebol. A atleta dedicou 26 anos de sua vida à Seleção Brasileira.

Formiga fez sua primeira aparição na Copa do Mundo Feminina de 1995, na Suécia, que também foi a segunda edição do torneio. Na ocasião, a jogadora pegou emprestado as camisas da conquista do tetra de Romário, de Bebeto e de Dunga. A partir de então, ela participou de todas as edições seguintes do campeonato mundial. Ao todo, foram sete Copas do Mundo e se tornou a atleta, entre homens e mulheres, com mais participações no torneio, em todo o mundo.

Ela também participou de sete Olímpiadas e com a ida para Tóquio, ela se juntou ao velejador Robert Scheidt no topo do ranking de brasileiros que mais estiveram nos Jogos Olímpicos. Em 2019, Formiga ultrapassou Cafu ao se tornar a atleta com mais partidas pela Seleção Brasileira e se despede da camisa número oito com 29 gols e 233 jogos.

Leia mais