ESTREIA HOJE

Nova identidade visual da Globo valorizará minimalismo e a tendência 2D

Nova identidade visual dos jogos de futebol transmitidos pela Globo
Em nova identidade visual, Globo valorizará cores e diminuirá presença do 3D (foto: Reprodução/TV Globo)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A TV Globo lançará na noite desta quarta-feira (1º) a sua nova identidade visual. Depois de meses de especulação, em que simples anúncios do lançamento de programas e institucionais viravam motivo para os fãs da emissora teorizarem sobre a estreia da reformulação gráfica da líder de audiência, a emissora finalmente irá apresentar aos telespectadores a sua nova cara. A eterna Vênus Platinada, que nos últimos anos já havia passado por um processo de branqueamento, sairá de cena para dar espaço definitivo ao minimalismo e para tendências do flat design, o popular 2D.

O lançamento da nova logomarca da rede também marca a aproximação do término dos trabalhos de sinergia entre as empresas do Grupo Globo. Em outubro de 2020, este repórter antecipou no TV História como ficaria a identidade visual do maior conglomerado de mídia do país. A fonte AvantGarde, usada para a grafia do nome da empresa há 46 anos, será definitivamente aposentada nas próximas horas. Em seu lugar, seguindo a tendência mercadológica de tipografias exclusivas, aparecerá a Globobrand, já utilizada na identidade visual do Globoplay e dos sites da emissora.

Conforme antecipado pelo TV Pop em 12 de junho, a reformulação marcará a extinção da tradicional esfera tridimensional utilizada como logomarca. Ela, no entanto, seguirá sendo utilizada na primeira etapa da nova identidade visual da TV Globo. Para evitar um choque nos telespectadores, haverá um período transitório até a total aplicação do grafismo bidimensional. Há sete anos, o canal adotou uma versão com tons azulados de seu atual logo, que foi substituído no ano seguinte — sem alarde algum — pelo que está no ar até hoje, completamente branco.

A tão aguardada mudança de logomarca também causará mudanças nas identidades visuais de diversos programas da líder de audiência. O Jornal da Globo, que utiliza os mesmos gráficos desde 2014, passará pela sua primeira reformulação desde a estreia de Renata Lo Prete e passará a ter um visual minimalista, assim como a tradicional arte utilizada para a transmissão dos torneios de futebol, utilizada para a ilustração dessa reportagem.

Leia mais