O valor de cada ponto de audiência na televisão brasileira sofrerá reajustes a partir de 1º de janeiro de 2026. A Kantar Ibope Media divulgou nesta semana a atualização dos dados que servem como moeda de troca para o mercado publicitário, baseada nas novas estimativas populacionais fornecidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com o crescimento populacional, cada ponto passará a representar um número maior de domicílios e telespectadores.
No Painel Nacional de Televisão (PNT), que mensura o consumo de TV nas 15 principais regiões metropolitanas do país, um ponto deixará de equivaler a 270.631 lares para representar 277.669 residências. No critério de telespectadores individuais, o índice sobe de 692.281 para 699.961 pessoas. Essa métrica é usada pelas redes nacionais avaliarem o alcance de suas produções em todo o território.
Na Grande São Paulo, principal praça para o investimento publicitário do país, houve um crescimento de 1,6% na base de cálculo. A partir do próximo ano, um ponto na região corresponderá a 78.780 domicílios, ante os 77.488 vigentes anteriormente. Em números absolutos de indivíduos, a audiência passa a representar 199.632 pessoas sintonizadas, contra 199.313 de 2025.
Essa atualização periódica garante que um ponto de audiência continue equivalendo a 1% do universo pesquisado em cada praça. Na prática, isso significa que programas com a mesma pontuação percentual terão, na verdade, mais gente assistindo. Por exemplo, se o Jornal Nacional marcar 25 pontos em 2026, ele estará falando para um público absoluto maior do que se tivesse marcado os mesmos 25 pontos em 2016, embora a fatia do bolo (share) possa variar.
Além de São Paulo, outras praças importantes tiveram seus números revisados. No Rio de Janeiro, segundo maior mercado do país, um ponto valerá 49.778 domicílios e 122.053 pessoas. Já em Belo Horizonte, o índice corresponderá a 22.184 lares e 55.330 telespectadores. Confira abaixo quanto vale um ponto de audiência nas principais praças a partir de 2026 (por domicílio e por indivíduo):
| Região | Audiência por domicílio | Audiência por indivíduos |
|---|---|---|
| 15 Regiões Metropolitanas (PNT) | 277.669 | 699.961 |
| Grande São Paulo | 78.780 | 199.632 |
| Grande Campinas | 8.760 | 22.271 |
| Grande Rio de Janeiro | 49.778 | 122.053 |
| Grande Belo Horizonte | 22.184 | 55.330 |
| Grande Vitória | 7.310 | 18.461 |
| Grande Porto Alegre | 15.960 | 37.513 |
| Grande Curitiba | 12.511 | 32.039 |
| Grande Florianópolis | 5.672 | 13.640 |
| Grande Goiânia | 10.109 | 25.019 |
| Distrito Federal | 10.033 | 26.505 |
| Grande Salvador | 13.793 | 32.968 |
| Grande Fortaleza | 13.722 | 35.676 |
| Grande Recife | 14.117 | 35.792 |
| Grande Belém | 7.765 | 22.460 |
| Manaus | 7.168 | 20.595 |


