Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
FORÇA, GUERREIRA!

Globo faz pesquisa sobre marcas e SBT vence como a TV mais querida

Imagem de Silvio Santos no cenário do Roda a Roda Jequiti do SBT
Silvio Santos no Roda a Roda Jequiti; SBT levou a melhor em pesquisa da Globo sobre as marcas mais queridas pelos cariocas (foto: SBT/Lourival Ribeiro)

A Globo foi surpreendida por uma pesquisa nos últimos dias. O jornal O Globo, que pertence ao conglomerado de comunicação, fez uma votação para descobrir quais as marcas mais queridas pelos cariocas em 2021 em diversos segmentos. No entanto, o que a emissora líder de audiência da família Marinho não esperava era de que o SBT fosse o mais citado pelos entrevistados na categoria Meios de Comunicação.

A 12ª edição da pesquisa Marcas dos Cariocas foi realizada pelo jornal em parceria com a TroianoBranding. Entre os veículos de comunicação, o SBT superou a Globo, Record e Band, emissoras com forte presença na cidade do Rio. Neste ano, o projeto foi realizado em duas etapas. Na primeira, foram identificadas as marcas dentro de cada categoria a partir da menção espontânea dos consumidores. A amostra foi de 2.168 entrevistas.

Já na segunda etapa, cada entrevistado foi exposto a cinco categorias, em um sistema de rodízio de forma que as marcas fossem exibidas equitativamente. As empresas foram apresentadas nominalmente, sem o recurso gráfico da logomarca. A partir daí, os entrevistados analisaram as marcas que conheciam, mesmo que só de ouvir falar. Nesta fase, foram 2.165 entrevistas por meio de questionário on-line. O intervalo de confiança foi de 95%, e a margem de erro, de 2%.

Na categoria Operadoras de TV por assinatura, a SKY foi mais lembrada do que NET Claro, Vivo, Oi TV e TIM. No quesito Aparelhos de celular e tablet, a Samsung superou Apple, Motorola, Xiaomi e LG. A empresa sul-coreana também foi a mais lembrada na categoria Eletrodomésticos, que teve no segundo lugar a Brastemp, seguida de Electrolux, Consul e LG. A Samsung também foi lembrada como a marca que mais respeita o consumidor, com O Boticário, Natura, Nestlé e Magazine Luiza na sequência.

Leia mais