A novela Avenida Brasil (2012) voltou à programação da Globo na segunda-feira (30), dentro do Vale a Pena Ver de Novo, e recolocou em evidência um dos maiores sucessos da teledramaturgia. A trama retoma a história de Rita, vivida por Mel Maia e Débora Falabella, em uma narrativa centrada em vingança, conflitos familiares e reviravoltas.
O ator Cauã Reymond, que interpretou Jorginho, comentou o retorno da produção e destacou a conexão emocional com o público. “Fiquei empolgado ao saber da reprise, porque o Vale a Pena Ver de Novo sempre teve um lugar de afeto para mim como espectador. Essas novelas marcantes nos conectam imediatamente ao passado, mexem com a memória afetiva. Mas não apenas isso: esse retorno à televisão permite apresentar a obra a um público novo e também assisti-la com outro olhar”, observa o ator.
A história de Avenida Brasil acompanha a trajetória de Rita, abandonada ainda criança pela madrasta Carminha, personagem de Adriana Esteves, após a morte do pai. Anos depois, já adulta, ela retorna com nova identidade para se infiltrar na casa da rival e executar um plano de vingança cuidadosamente articulado ao longo do tempo.
Durante a exibição original, o elenco percebeu rapidamente a dimensão do sucesso da novela, que ultrapassou fronteiras e alcançou diversos países. O reconhecimento internacional incluiu a indicação ao Emmy Internacional 2013 na categoria de melhor novela, além da ampla distribuição, que levou Avenida Brasil a mais de 140 países.
Cauã Reymond ficou impressionado com sucesso na Argentina
Cauã Reymond relembrou um dos momentos mais marcantes desse alcance global ao acompanhar a repercussão fora do Brasil. “Percebemos muito cedo que estávamos fazendo parte de um projeto especial, mas esse alcance se materializou quando fomos assistir à exibição do último capítulo em Buenos Aires, num estádio absolutamente lotado, com uma recepção que eu nunca tinha visto na vida. Foi inesquecível”, revela Reymond.
Criada por João Emanuel Carneiro, a novela teve direção de núcleo de Ricardo Waddington e direção-geral de Amora Mautner e José Luiz Villamarim. A reprise ocupa o espaço após Rainha da Sucata (1990). Recentemente, Cauã Reymond foi convidado pela Globo para integrar o elenco de Avenida Brasil 2, a continuação da trama prevista para 2027.


