Juliane Massaoka, repórter da Globo, revelou nesta sexta-feira (1º), durante o Mais Você, que correu o risco de perder o nariz após complicações em uma cirurgia nasal recente. O procedimento, inicialmente funcional para melhorar a respiração, tornou-se uma emergência estética quando o cirurgião encontrou Polimetilmetacrilato (PMMA) aderido aos tecidos da região.
A substância havia sido aplicada por outro médico em uma rinoplastia anterior, sem que a jornalista soubesse. “O médico viu que o meu nariz estava cheio de PMMA, que são as microesferas de Polimetilmetacrilato, que é um plástico usado para fins estéticos, mas é alvo de muita polêmica. Isso foi colocado sem o meu conhecimento, eu não sabia. Eu passei tanto risco de perder meu nariz mesmo, de necrose”, contou Massaoka.
Como o PMMA gruda ao tecido saudável, a remoção exigiu a retirada de parte do próprio tecido. O cirurgião precisou reconstruir o nariz com enxertos de músculo e cartilagem retirados da costela da paciente. A recuperação foi marcada por dores intensas e pelo rompimento de parte da pele na ponta do nariz, exatamente onde havia maior concentração de PMMA.
“Quando eu acordei, o meu nariz estava latejando muito. Bem na pontinha ainda tem um buraquinho, que foi onde a pele rompeu. Ficou um vazio e o médico botou enxerto. Ficou uma ferida, estou tomando antibiótico e fazendo tratamentos”, relatou. A jornalista da Globo realiza sessões diárias em câmara hiperbárica para aumentar a oxigenação dos tecidos e evitar a morte celular. “Eu tenho um novo nariz”, resumiu.


