Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LUTO NAS ARTES

Morre a atriz Françoise Forton, de Tieta e Amor Sem Igual, aos 64 anos

Foto da atriz Françoise Forton
Françoise Forton como a Olympia de Amor Sem Igual, seu último papel na televisão (foto: Reprodução/Record)

Morreu na tarde deste domingo (16), aos 64 anos, a atriz Françoise Forton. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, com complicações de um câncer — a veterana, que tinha 64 anos, já havia enfrentado a doença anteriormente, em 1989, enquanto atuava na novela Tieta. Ela deixa um filho, Guilherme Fourton Viotti, e seu marido, o produtor cultural Eduardo Barata, com quem se casou em 2014. A informação foi confirmada pelo colunista Ancelmo Góis, de O Globo.

Fruto da união de um francês de uma brasileira, a atriz nasceu no Rio de Janeiro em 1957. A sua carreira começou oficialmente em 1969, em uma pequena participação na novela A Última Valsa. Ela, no entanto, ganhou notoriedade apenas em 1974, interpretando Estrada-de-Fogo em Fogo sobre Terra. Dois anos depois, em 1975, protagonizou Cuca Legal, ao lado de Francisco Cuoco, Yoná Magalhães e Suely Franco. Depois de uma passagem pela Band, entre 1983 e 1987, ela retornou para a Globo em 1988, participando primeiramente de Bebê a Bordo e depois interpretando a calculista Helena, no grande sucesso Tieta.

Depois do término da novela Kubanacan, em 2003, Françoise assinou contrato com o SBT e teve papéis chave nas versões brasileiras dos folhetins mexicanos Seus Olhos e Os Ricos Também Choram. Em 2006, ela acertou a sua transferência para a Record, e fez sua estreia na emissora interpretando Manuela Gama em Cidadão Brasileiro. Anos depois, em 2013, a veterana voltou para a Globo, mas passou a ser contratada por obra — em sua terceira passagem pela líder de audiência, o seu último papel foi Emília Macedo, em Tempo de Amar, além de participação no Super Chef Celebridades de 2018.

O último trabalho de Françoise Forton na televisão brasileira foi na Record. Ela interpretou Emília Pinto Alvares, que também atendia pela alcunha de Olympia, na novela Amor Sem Igual — a veterana era dona do cabaré em que se desenrolou boa parte da história da protagonista do folhetim.

Leia mais