Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MUDANÇAS

CNN Brasil e Jovem Pan acabam com tradição da Band nas eleições

Imagem com foto do cenário de debate da Band em 2018
Band perde tradição de promover primeiro debate das eleições (foto: Kelly Fuzaro/Band)

CNN Brasil e Jovem Pan jogaram água fria na tradição da Band em promover o primeiro debate das eleições presidenciais de 2022. Na última quarta-feira (26), a emissora paulista anunciou que seu evento mudou de 4 para 14 de agosto. Com a alteração, os primeiros encontros entre os candidatos ao Planalto serão promovidos pelos dois novatos canais de notícias da TV por assinatura. Globo, Record e SBT ainda não definiram a data dos seus debates.

A Band foi a primeira emissora a realizar discussão de ideias entre candidatos ao cargo mais importante do Executivo, em 1989. Nos últimos anos, era tradição que o canal da família Saad anunciasse com orgulho que seria a primeira rede a promover os encontros entre os presidenciáveis. Em novembro do ano passado, a Band anunciou que estava trabalhando junto aos partidos políticos para que o evento fosse promovido no dia 4 ou 11 de agosto. Em dezembro, a Jovem Pan divulgou que seu debate seria exibido em 9 do mesmo mês.

No caso da CNN Brasil, a emissora de Rubens Menin confirmou na semana passada que seu encontro acontecerá em 6 de agosto, um dia após a data estipulada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para a definição de quem vai concorrer ao cargo de presidente. De acordo com o cronograma da Justiça Eleitoral, os partidos têm o período entre 20 de julho e 5 de agosto para realizar convenções para escolher coligações e selecionar seus candidatos aos votos de Presidência da República e aos governos de Estado. As informações são do jornalista Vinícius Andrade, do Notícias da TV.

Na quarta-feira (26), na edição do Jornal da Band, a rede anunciou a criação do “domingo eleitoral”, já que os debates de primeiro e segundo turno serão neste dia da semana. “Criamos os domingos eleitorais, que são verdadeiras maratonas eleitorais. Vamos ter repórteres entrando o tempo todo, até o horário [20h] em que o Brasil inteiro vai poder ver o debate. Depois, o Canal Livre especial com os representantes dos candidatos, das 19h à 1h da madrugada”, avisou Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo da Band.

Por enquanto, essas são as emissoras que já definiram as datas dos debates das eleições de 2022:

1º turno

Presidente da República

CNN Brasil – 6 de agosto

Jovem Pan News – 9 de agosto

Band – 14 de agosto

 

Governador

Band – 7 de agosto

Jovem Pan News – 23 de agosto

 

2º turno

Presidente da República

CNN Brasil – 3 de outubro

Band – 4 de outubro

Jovem Pan News – 11 de outubro

 

Governador

Band – 6 de outubro

Jovem Pan News – 18 de outubro

Leia mais