SUPEROU AQUARELA DO BRASIL

Garota de Ipanema lidera ranking das músicas brasileiras mais gravadas

Imagem com foto do compositor Tom Jobim
Tom Jobim escreveu Garota de Ipanema em parceria com Vinicius de Moraes (foto: Reprodução/Ana Lontra Jobim)

Parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Garota de Ipanema é atualmente a música brasileira mais gravada de todos os tempos. A canção assumiu a liderança do ranking, que era de Aquarela do Brasil, de autoria de Ary Barroso. A mudança foi constatada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) a partir de um novo levantamento dessa lista com as informações atualizadas em seu banco de dados no fechamento do ano de 2021.

De acordo com a instituição de arrecadação de direitos autorais, o último levantamento tinha sido realizado em outubro do ano passado e, na ocasião, a primeira colocada era Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Já Garota de Ipanema aparecia em segundo lugar. A ordem agora mudou.

Com Garota de Ipanema em primeiro lugar, com 423 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad, e Aquarela do Brasil na vice-liderança, com 416 gravações, o top 5 das mais gravadas conta ainda com Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha, na terceira posição, com 414 gravações, seguida por Asa Branca, de Humberto Teixeira e Gonzagão, com 361 gravações e Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, com 293 gravações, em quarto e quinto lugares, respectivamente.

As alternâncias nesse ranking ocorrem a partir do cadastro de novas gravações de músicas nas associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) que administram o Ecad. Compositores, artistas e demais titulares se filiam a uma delas e atualizam os seus cadastros com as novas composições e gravações. São esses dados que formam o banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina.

Confira o ranking das 10 músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos:

1 – Garota de Ipanema – Vinicius De Moraes/Tom Jobim – 423 gravações

2 – Aquarela do Brasil – Ary Barroso – 416 gravações

3 – Carinhoso – Braguinha/Pixinguinha – 414 gravações

4 – Asa Branca – Humberto Teixeira/Gonzagão – 361 gravações

5 – Manhã de Carnaval – Antônio Maria/Luiz Bonfá – 293 gravações

6 – Eu Sei Que Vou Te Amar – Vinicius de Moraes/Tom Jobim – 268 gravações

7 – Corcovado – Tom Jobim – 256 gravações

8 – Chega de Saudade – Vinicius de Moraes/Tom Jobim – 254 gravações

9 – Wave – Tom Jobim – 253 gravações

10 – Desafinado – Newton Mendonça/Tom Jobim – 241 gravações

Leia mais