Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NOS TEMPOS DO IMPERADOR

Globo convoca elenco de novela para investigar racismo de diretor

Imagem com foto dos personagens Pilar (Gabriela Medvedovski), Samuel (Michel Gomes), Luisa Condessa de Barral (Mariana Ximenes), Dom Pedro II (Selton Mello) e Teresa Cristina (Letícia Sabatella)
Pilar (Gabriela Medvedovski), Samuel (Michel Gomes), Luisa Condessa de Barral (Mariana Ximenes), Dom Pedro II (Selton Mello) e Teresa Cristina (Letícia Sabatella); parte do elenco de Nos Tempos do Imperador foi convidado para falar em investigação de racismo nos bastidores da novela (foto: Globo/João Miguel Júnior)

Pelo menos dez atores do elenco de Nos Tempos do Imperador foram convocados pela Globo para prestar depoimento na investigação que trata das denúncias de racismo contra o diretor de novelas Vinicius Coimbra e sua equipe. De acordo com os jornalistas Gabriel Vaquer e Carla Bittencourt, do Notícias da TV, a chamada faz parte do trabalho realizado pelo departamento de compliance da empresa, que está sendo pressionado a resolver o assunto devido à alta repercussão. Nesta quarta-feira (23), o site NaTelinha revelou que a líder de audiência tentou abafar a questão na época em que a novela estava no ar com medo de perder patrocinadores.

A maioria dos atores estão sendo ouvidos por chamadas de vídeo. Entre os artistas que foram convidados para falar sobre os bastidores da novela das seis de época estão a atriz Gabriela Medvedovski e o ator Michel Gomes, que interpretaram o casal Pilar e Samuel na história escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson. Ainda segundo a publicação, Mariana Ximenes, intérprete da condessa de Barral, também prestará depoimento. Ela foi uma das primeiras artistas da trama que procuraram a direção da Globo para contornar os problemas durante as gravações de 2021, mas nada foi feito.

As atrizes relataram que Vinicius Coimbra e sua equipe tinham falas preconceituosas e que fizeram segregação entre os atores da novela. Nos documentos do folhetim das seis da Globo, as pessoas entre elenco branco e negro eram separadas, incluindo nos camarins. Além da reclamação de Ximenes e da denúncia feita pelas atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues, que foram diretamente atingidas, Gabriela Medvedovski e Letícia Sabatella também se posicionaram a favor de uma intervenção na produção de Nos Tempos do Imperador.

A Globo não tem um prazo para encerrar as investigações, mas o compliance tem como costume concluir o levantamento de informações no prazo de 120 dias. Cinnara, Dani e Roberta aguardam o fim da investigação interna para decidirem se vão processar a Globo e Coimbra na Justiça comum. No sábado (19), elas divulgaram um comunicado em conjunto. “Neste momento nós não vamos nos manifestar sobre o ocorrido. Estamos nos recuperando e precisamos de forças para seguir. Estamos acompanhadas de um corpo jurídico e tudo corre em sigilo. Nós queremos agradecer todo apoio, acolhimento, carinho e amor recebidos de todos vocês como cura neste momento. Nós não vamos sucumbir por antes de nós, por nós e para além de nós! Logo em breve será possível falar com todos”, diz a nota.

Em contato com o TV Pop na semana passada, a assessoria de imprensa de Vinicius Coimbra enviou a seguinte manifestação:. “O elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias”. A Globo não comenta questões relacionadas a compliance em razão do “compromisso de sigilo previsto no Código de Ética”.

Leia mais