Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
VENCEU A REDETV!

GloboNews vira 5ª emissora mais assistida do país com guerra na Ucrânia

Foto de Marcelo Cosme nos estúdios da GloboNews
Marcelo Cosme no estúdio do Em Pauta: telejornal venceu a RedeTV! (foto: Reprodução/GloboNews)

A cobertura do primeiro dia de guerra na Ucrânia fez com que a GloboNews atingisse índices históricos de audiência nesta quinta (24). Mesmo com exibição apenas na televisão por assinatura, o canal de notícias da Globo foi a quinta emissora mais assistida do país entre 7h da manhã e meia-noite, com média de 357 mil telespectadores por minuto. Com este índice, a emissora conseguiu vencer diversas redes transmitidas em sinal aberto nas principais metrópoles do país, como a RedeTV! (285 mil pessoas por minuto) e a Cultura (214 mil telespectadores).

O levantamento obtido pela reportagem do TV Pop aponta que a maioria esmagadora da programação da GloboNews venceu as atrações exibidas pela rede de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho ao decorrer do dia. As vitórias do canal por assinatura começaram logo no início do dia, com o Em Ponto. O telejornal, conduzido excepcionalmente pela repórter Mariana Queiroz, teve média de 0,3 ponto no Painel Nacional de Televisão, enquanto a RedeTV! não pontuou na faixa horária. Na sequência, o Conexão marcou 0,5 ponto de média e também ficou na quinta colocação.

Durante a tarde, entre meio-dia e 18h, o canal de notícias da Globo superou a rival por uma margem tangencial: ambas marcaram média de 0,5 ponto na faixa horária, com vantagem centesimal para a grife noticiosa, que ainda superou a concorrente no percentual de televisores sintonizados — 1,3% a 1,2%. A RedeTV! só conseguiu ultrapassar a rival durante o Edição das 18h. O telejornal de César Tralli marcou média de 0,6 ponto e foi superado pelos 0,7 do Alerta Nacional e de parte do TV Fama.

No entanto, a GloboNews recuperou a quinta colocação com o Em Pauta. O jornalístico de Marcelo Cosme também marcou 0,6 ponto e atingiu 429 mil telespectadores por minuto, em uma faixa em que a RedeTV! era assistida por cerca de 214 mil pessoas no território nacional. Além disso, o noticioso teve mais audiência do que a soma da Record News e da CNN Brasil no mesmo horário, já que juntas, as rivais tiveram média de 0,5 ponto. No final do dia, o Jornal das 10 marcou média de 0,5 ponto e ficou atrás dos 0,6 de RedeTV! News, Sensacional e Agora com Lacombe.

Por fim, os dados consolidados do Painel Nacional de Televisão apontam que o canal de notícias da Globo venceu a emissora de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho em todas as faixas. No período matinal, entre 7h e meio-dia, a GloboNews teve o dobro de audiência da emissora aberta, com média de 0,4 contra 0,2 ponto — até mesmo a CNN Brasil, com 0,3 ponto, conseguiu o feito de vencer a rede transmitida gratuitamente. Durante o horário nobre, das 18h à meia-noite, o placar foi de 0,6 ponto contra 0,4.

GloboNews lidera audiência na TV por assinatura

Na medição que leva em consideração apenas os índices dos telespectadores da operadoras de televisão paga, a GloboNews teve a sua melhor performance do ano e atingiu mais do que o dobro de telespectadores da CNN Brasil, que também teve a sua melhor performance de 2022. Os dados consolidados apontam que a emissora da Globo marcou média de 1,6 ponto entre 7h da manhã e meia-noite, enquanto a “maior do mundo” marcou 0,7. Encerrando o pódio, a Jovem Pan News marcou 0,3 ponto e, longe da disputa pelo topo, Record News e BandNews TV pontuaram 0,1.

O canal de notícias atingiu picos de 3 pontos durante a exibição do Conexão, Edição das 18h e Em Pauta. A CNN Brasil teve o seu melhor desempenho durante o CNN 360º, que marcou média de 1,0 ponto no universo da televisão paga, enquanto a melhor performance da Jovem Pan News foi com Os Pingos nos Is, que teve 0,6 ponto de média. A Record News e a BandNews TV marcaram 0,2 ponto com os seus programas mais assistidos, News das 10 e Tarde BandNews.

Vale salientar, porém, que o canal de notícias da Record também é transmitido na televisão aberta. Quando também são levados em consideração o público de fora do universo pago, a emissora também teve a sua melhor performance com o News das 10, que saltou para 0,5 ponto de média, mesmo índice obtido pela GloboNews na faixa horária, a frente do 0,3 da CNN Brasil e atrás do 0,7 registrado pela RedeTV! entre 22h16 e 22h34.

Leia mais