Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
BOICOTE

Por guerra contra Ucrânia, Globo deixa de exportar novelas para Rússia

Imagem com foto de Debora Falabella como Nina em cena de Avenida Brasil
Debora Falabella como Nina em cena de Avenida Brasil; Globo suspendeu venda e aquisições de produções russas (foto: Globo/Raphael Dias)

A Globo decidiu seguir outras empresas internacionais e suspendeu o licenciamento de novelas para a Rússia por causa da guerra contra a Ucrânia. Nos últimos dias, multinacionais de entretenimento se retiraram ou interromperam negócios com o país de Vladimir Putin depois que tropas russas invadiram o país do leste europeu. As informações são da colunista Cristina Padiglione, da Folha de S.Paulo.

De acordo com a publicação, o conglomerado de mídia também cancelou a aquisição de produções audiovisuais russas, embora o país tenha pouca relevância nesse setor. Com isso, filmes, séries e animações de origem russa saíram do radar dos canais da Globo na TV por assinatura e aberta. A líder de audiência também decidiu cancelar a oferta de novelas e séries à Rússia por tempo indeterminado. O país é um dos principais mercados para novelas da Globo.

A Comunicação da Globo informou que não há prazo para a retomada das operações de compra e venda de conteúdo com parceiros comerciais russos. Atualmente, estão em exibição na TV aberta da Rússia as novelas Por Amor (1997), de Manoel Carlos, e O Clone (2001), de Gloria Perez. Nos serviços de streaming locais, a Globo está presente com O Clone, Avenida Brasil (2012), de João Emanuel Carneiro, Justiça (2016), de Manuela Dias, Ilha de Ferro (2018), de Max Mallmann e Adriana Lunardi, e Verdades Secretas (2015), de Walcyr Carrasco.

Leia mais