Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NÃO VENCEU A RECORD

Estreia de Poliana Moça faz SBT ter sua maior audiência em 88 semanas

Foto da novela Poliana Moça
Poliana Moça estreou em terceiro lugar, mas turbinou índices de audiência do SBT (foto: Reprodução/SBT)

Em sua primeira noite no ar, Poliana Moça não conseguiu fazer com que o SBT recuperasse a vice-liderança no horário nobre. Isso, no entanto, não impediu que a novela fosse responsável por um incremento significativo nos resultados da emissora: os dados preliminares de audiência da Grande São Paulo apontam que a estreia da trama teve os melhores números do canal de Silvio Santos em uma segunda em 88 semanas. A rede não via índices tão altos neste horário e neste dia da semana desde 13 de julho de 2020, quando foi ao ar o último capítulo de As Aventuras de Poliana.

De acordo com o levantamento obtido em primeira mão pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, a aposta do SBT para recuperar parte do público perdido nos últimos anos estreou com média de 9,0 pontos na principal metrópole do país e teve um pico de 10,0 em seu melhor minuto, às 21h37. O folhetim escrito por Íris Abravanel não foi além da terceira colocação em sua faixa horária, das 20h30 às 21h53, atrás dos 9,4 da Record, sendo superado por Jornal da Record (9,6 a 8,5 pontos) e vencendo A Bíblia (9,3 a 9,4). A Globo pontuou 22,7 e a Band teve 4,2 pontos.

A marca, além de representar o melhor desempenho da emissora em uma noite de segunda-feira desde julho de 2020, também simboliza um incremento de 27% em relação aos índices obtidos nas últimas quatro segundas-feiras pela reapresentação de Carinha de Anjo, que passou a ser transmitida depois dos capítulos da nova temporada da novela baseada no livro de Eleanor Porter, publicado pela primeira vez há mais de 100 anos, em 1913. No Brasil, a primeira versão de Pollyanna chegou em 1955, pelas mãos do autor Monteiro Lobato.

No entanto, nem todos os aspectos foram positivos para a estreia de Poliana Moça: além da terceira colocação em sua faixa horária, o folhetim protagonizado por Sophia Valverde e Igor Jansen teve o pior desempenho de um primeiro capítulo das novelas infantis inéditas do SBT desde a retomada do setor, há exatos 10 anos. Precursora do gênero, Carrossel debutou com média de 13,4 pontos na noite de 21 de maio de 2012. Mais de um ano depois, em 15 de julho de 2013, foi a vez de Chiquititas entrar no ar e pontuar 13,5 em sua primeira noite.

Dois anos depois, na noite de 3 de agosto de 2015, Cúmplices de Um Resgate marcou média de 15,0 pontos, enquanto Carinha de Anjo entrou no ar com 13,6 em 21 de novembro de 2016. Os melhores (e, por uma ironia do destino, agora também piores) números de uma estreia de trama inédita e infantil da última década foram justamente da primeira temporada de As Aventuras de Poliana, com média de 15,0 pontos em 16 de maio de 2018 — o porcentual de televisores ligados foi superior ao da última novela protagonizada por Larissa Manoela no canal de Silvio Santos.

Leia mais